Com o início das férias escolares, a criançada está mais do que preparada para aproveitar o verão e curtir o fim de ano com sol e água, seja na praia, na piscina, no campo ou em casa mesmo! Mas todo cuidado é pouco quando se trata da saúde da pele dos pequenos.
Apesar de apresentar uma estrutura parecida com a dos adultos, a pele dos bebês e das crianças ainda são bem finas e sensíveis aos raios solares, necessitando de cuidados específicos para evitar queimaduras, irritações e até mesmo complicações mais sérias.
Segundo especialistas, a pele dos pequenos não exige apenas cuidados especiais durante viagens ao litoral e ao interior, por exemplo. Passeios e brincadeiras ao ar livre, até mesmo na sua cidade, já indicam a necessidade de proteção.
Para que você saiba como cuidar da saúde da pele das crianças na estação mais quente do ano, continue lendo o nosso artigo e já anote todas as dicas que separamos para você.
1. Protetor solar em primeiro lugar!
O uso de protetor solar é imprescindível em bebês acima de 6 meses de idade. Ao ver que a criança vai entrar em contato com os raios solares, aplique uma boa camada de proteção em todo o corpo, incluindo rosto, peito do pé, ombros, braços, pernas, orelhas, pescoço, nuca, barriga ou em toda parte que ficará exposta ao sol.
Para as crianças, o recomendado é o uso de protetor solar com fator acima de 50. Eles costumam proteger a pele de forma mais eficaz durante um período maior de tempo.
2. E os bebês menores de 6 meses?
O protetor solar não é recomendado para bebês menores de 6 meses, por isso, o ideal é mantê-los na sombra, dentro do carrinho, com o uso de roupinhas bem fechadas, que impedem a exposição aos raios solares.
3. Aplique e reaplique quantas vezes for necessário
Caso a criança vá ficar exposta ao sol durante muito tempo, reaplique o protetor solar quantas vezes for necessário. Recomenda-se a reaplicação a cada 2 horas, independentemente de a criança ter entrado na água, ter suado ou não.
A cada reaplicação, observe se o protetor solar foi passado pelo corpo todo, para que nenhuma região sofra queimaduras.
4. Água e mais água!
Não esqueça de oferecer água para as crianças. A hidratação é super importante o ano todo, mas principalmente durante o verão, quando as temperaturas estão mais altas e o gasto energético é maior.
A água, além de ser fundamental para o bom funcionamento do organismo, ajuda a hidratar a pele, mantendo-a saudável.
5. Acessórios de proteção também são importantes
Incentive o uso de óculos de sol com proteção contra os raios UVA e UVB e o uso de bonés ou chapéus. Ambos os acessórios ajudam a evitar que regiões delicadas, como os olhos, o rosto e a nuca, sejam expostos excessivamente ao sol.
Educar a criançada desde cedo sobre a importância dos cuidados com a pele no sol é fundamental para que ela crie o hábito de proteção e o carregue por toda a sua vida. Aproveite com consciência!