Contraindicação do Oxinest
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Como usar o Oxinest
Aplicar 1 gota no olho afetado.
Precauções do Oxinest
Oxibuprocaína (substância ativa) é de uso tópico ocular.
Na maioria dos pacientes não existe hiperemia visível, piscar de olho ou lacrimejamentos aumentados. Até 0,5 mL de solução a 0,4% não existe efeito mensurável no tamanho da pupila ou na sua reação à luz; acomodação não é afetada. Sintomas de ação sistêmica não são aparentes até mesmo com 1 mL da solução sendo aplicado.
Usar cautelosamente em pacientes com alergias conhecidas, doença cardíaca, hipertireoidismo ou que apresentem níveis anormais ou reduzidos de esterases plasmáticas.
O uso prolongado pode resultar em opacificação corneana, seguida de perda da visão ou perfuração corneana. O paciente deve ser avisado a não tocar os olhos enquanto estiver sob efeito da anestesia.
Gravidez e Lactação
A segurança do uso durante a gravidez e lactação ainda não foi bem estabelecida. Usar somente quando estritamente necessário e quando os benefícios potenciais superarem os riscos potenciais para o feto e lactante.
Uso em crianças
Estudo com crianças para avaliar a segurança da oxibuprocaína utilizada previamente à cirurgia para estrabismo apresentaram resultados satisfatórios, sendo a mesma bem tolerada.
Uso em Idosos
O produto pode ser usado em pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as precauções comuns ao produto.
Pacientes que utilizam lentes de contato
Oxibuprocaína (substância ativa) não deve ser aplicado durante o uso de lentes de contato gelatinosas ou hidrofílicas, pois o cloreto de benzalcônio presente na fórmula pode ser absorvido pelas lentes. Por este motivo, os pacientes devem ser instruídos a retirar as lentes antes da aplicação do colírio e aguardar pelo menos 15 minutos para recolocá-las após a administração de Oxibuprocaína (substância ativa) .
Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas
Os pacientes devem ser aconselhados a não conduzir ou operar máquinas perigosas até que a visão normal seja restaurada.
Reações Adversas do Oxinest
Ocasionalmente podem ocorrer reações alérgicas locais. O uso prolongado pode danificar a córnea e retardar a cicatrização ocular.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Interação Medicamentosa do Oxinest
O cloridrato de benoxinato (oxibuprocaína) é incompatível com acetado de clorexidina. Evitar coadministração com outros produtos oftálmicos contendo acetado de clorexidina como conservante.
Ação da Substância Oxinest
Resultados de Eficácia
O cloridrato de benoxinato (oxibuprocaína) bloqueia a condução sensorial, tanto das fibras motoras como autonômicas e a excitabilidade dos nociceptores, sendo que estudos demonstraram que uma solução a 0,4% deste fármaco é eficiente como anestésico em procedimentos oftálmicos.
A sensação de dor é local e reversivelmente reduzida, sendo que a oxibuprocaína possui uma atividade anestésica local dez vezes maior que a cocaína.
Características Farmacológicas
Farmacodinâmica
O cloridrato de benoxinato (oxibuprocaína) pode ser usado para tonometria, gonioscopia, remoção de corpos estranhos na córnea e para procedimentos cirúrgicos rápidos na córnea ou conjuntiva. Dentro de 60 segundos após instilação única de 0,08 mL de solução a 0,4% produz-se anestesia adequada para tonometria, três gotas instiladas em intervalos de 90 segundos permitem a remoção de corpos estranhos na córnea. O nível de anestesia diminui em 20 a 30 minutos; em uma hora a córnea está normal.
Farmacocinética
Os anestésicos oculares são rapidamente absorvidos pelas membranas e pela pele, sendo que a oxibuprocaína é metabolizada por esterases no plasma ocorrendo ao menos a formação de nove metabólitos. A anestesia ocorre de 1 a 15 minutos após a aplicação deste fármaco e pode persistir por cerca de 20 a 30 minutos.