Bula do Panoxyl
Contraindicação do Panoxyl
Panoxyl gel não deve ser usado por pessoas hipersensíveis ao peróxido de benzoíla ou a qualquer componente da fórmula.
Como usar o Panoxyl
- Lave a pele suavemente com sabonete neutro ou desengordurante e água, antes das aplicações.
- Aguarde 30 minutos para que a pele esteja bem seca.
- À noite, antes de se deitar, aplique Panoxyl 5 gel, inicialmente, com a ponta dos dedos sobre as áreas afetadas, espalhando cuidadosamente. Evite usar quantidades exageradas do gel.
- Durante uma semana, mantenha Panoxyl 5 gel na superfície afetada por apenas uma hora e enxágue a área em seguida.
- Após este período, se não ocorrer irritação, aplique Panoxyl 5 gel na superfície afetada e, só então, deixe ficar a noite toda, lavando-a na manhã seguinte, tendo certeza de ter retirado o produto completamente.
- Ao final de dez dias, pode ocorrer irritação, descamação, vermelhidão e leve ardor na pele.
- Esses sintomas devem ser suportáveis. Se eventualmente esses sintomas estiverem incomodando, devese suspender o uso do produto imediatamente. Ao redor de três dias, haverá alívio, e em sete dias, a pele voltará ao normal.
- Depois dessa fase de adaptação (mais ou menos 10 dias), Panoxyl 5 gel pode ser usado duas vezes ao dia, de manhã e à noite, desde que não se exponha a área tratada ao sol.
- Após seis semanas, não havendo irritação forte e melhora dos sintomas com o uso de Panoxyl 5 gel, deve-se mudar para Panoxyl 10 gel.
- Informe ao seu médico a ocorrência de reações desagradáveis, tais como irritação dolorosa da pele,
incluindo queimação, coceira, inflamações severas, formação de bolhas e crostas ou inchaços locais.Lembre-se que o tratamento de acne em geral demora cerca de 90 dias. - Evite o sol intenso, mas se houver necessidade (atividades normais) de exposição moderada ao sol, Panoxyl não deve ser usado durante o dia. Neste caso, após a limpeza da área que está sendo tratada, deve-se aplicar um protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, FPS 15, dando preferência aos produtos não comedogênicos.
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Precauções do Panoxyl
Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pode ser prejudicial para sua saúde.
Evite o uso de produtos abrasivos ou descamantes durante o tratamento com Panoxyl gel, pois pode ocorrer irritação excessiva.
Evite a exposição ao sol durante o tratamento, devido à possibilidade de aparecimento de manchas na pele.
Panoxyl gel não deve ser aplicado nos olhos, boca e outras membranas mucosas, em feridas ou na pele irritada.
Panoxyl gel mancha os cabelos e tecidos coloridos; portanto, evite o contato do produto com os mesmos.
Interações medicamentosas
O uso concomitante de outras preparações tópicas para o tratamento da acne, especialmente abrasivos ou descamantes, pode levar a uma irritação cutânea cumulativa e, por isso, deve ser feito com orientação médica.
Reações Adversas do Panoxyl
Informe ao seu médico a ocorrência de reações desagradáveis, tais como irritação dolorosa da pele, incluindo queimação, coceira, inflamações severas, formação de bolhas e crostas ou inchaços locais.
População Especial do Panoxyl
Gravidez
Informe ao seu médico a ocorrência da gravidez ou se está amamentando durante o tratamento ou após seu término.
Composição do Panoxyl
Cada grama contém:
Panoxyl 5 gel | Panoxyl 10 gel | |
Peróxido de benzoíla | 54,6 mg* | 109,9 mg* |
Gel excipiente q.s.p. | 1 g | 1 g |
*Correspondente a peróxido de benzoíla 50mg/g e peróxido de benzoíla 100mg/g, respectivamente.
O excipiente contém:
ácido cítrico, água purificada, álcool etílico, álcool laurílico etoxilado, hidroxipropilmetilcelulose, metilparabeno, perfume, silicato de alumínio e magnésio.
Superdosagem do Panoxyl
O uso de quantidades exageradas do gel pode levar a queimaduras, prurido, descamação, eritema e edema de grau elevado.
Tratamento: suspenda o uso do produto e aguarde a pele recuperar seu aspecto normal. Compressas frias no local podem produzir alívio da irritação. O uso de substâncias emolientes e/ou corticosteróides pode ser indicado pelo médico.
Interação Medicamentosa do Panoxyl
A aplicação concomitante de Peróxido de Benzoíla (substância ativa) com tretinoína, isotretinoína e tazaroteno deve ser evitada, uma vez que isso pode reduzir a eficácia desses compostos e aumentar a irritação cutânea.
Se um tratamento combinado for necessário, os produtos devem ser aplicados em diferentes momentos do dia (por exemplo, um de manhã e outro à noite).
O uso do Peróxido de Benzoíla (substância ativa) tópico concomitantemente com produtos tópicos contendo sulfonamidas pode fazer com que a pele e pelos faciais mudem temporariamente de cor (amarela/laranja).
Ação da Substância Panoxyl
Resultados de Eficácia
O Peróxido de Benzoíla (substância ativa), disponível na forma de creme, loção ou gel continua sendo um dos principais recursos terapêuticos no tratamento tópico da acne. Está indicado no tratamento das formas leves e moderadas dessa dermatose. 1
Um estudo avaliou a eficácia do Peróxido de Benzoíla (substância ativa) no tratamento da acne vulgar leve a moderada em 89 pacientes (48 homens e 41 mulheres) que aplicaram o gel diariamente durante 4 dias, deixando agir por 2 horas e enxaguando com água morna. Os resultados mostraram que 71,1% dos homens e 80% das mulheres apresentaram melhora em 1 mês. 2
A tecnologia dos veículos tem levado à melhora de tolerabilidade dos tratamentos tópicos. 4
A hidrofase contém um solvente exclusivo chamado dimetil isossorbida. Esse solvente é hidrossolúvel e muito menos volátil que a água. A água sendo mais volátil evapora ao mesmo tempo em que os cristais de Peróxido de Benzoíla (substância ativa) são dissolvidos pela dimetil isossorbida, formando um filme na superfície da pele. 3,4
A ação da dimetil isossorbida de dissolver os cristais de Peróxido de Benzoíla (substância ativa) auxilia na redução da irritação e no aumento da tolerabilidade. 4
Um estudo duplo-cego e comparativo entre Peróxido de Benzoíla (substância ativa) a 4% e adapaleno a 0,1% conduzido em 178 pacientes, com idade entre 13 e 30 anos, durante 11 semanas demonstrou que o Peróxido de Benzoíla (substância ativa) foi superior na redução do número de lesões inflamatórias e não-inflamatórias nas semanas 2 e 5. 5
Referências:
1. ARANTES, Salviano Percy. Peróxido de benzoíla no tratamento tópico da acne vulgar: atualização bibliográfica. Revista Brasileira de Medicina, São Paulo, v. 56, n.8, p. 804-808, ago. 1999.
2. LIDDELL, K. Benzoyl Peroxide Gel in treatment of Acne Vulgaris. The British Journal of Clinical Practice, Sussex, v. 28, n. 11, nov. 1974.
3. HARPER JC. Benzoyl Peroxide Development, Pharmacology, Formulation and Clinical Uses in Topical Fixedcombinations. Jornal of Drugs in Dermatology. Alabama. v. 9 Issue 5 pag. 482-487
4. WEINBERG, JM. The utility of benzoyl peroxide in hydrophase base (Brevoxyl) in the treatment of acne vulgaris. J Drugs Dermatol, 5(4): 344-9, 2006.
5. NASCIMENTO, L. V. do; GUEDES, A. C. M.; MAGALHÃES, G.M.; FARIA, F. A. de; GUERRA, R. M.; ALMEIDA, F. De C; Single-blind and comparative clinical study of the efficacy and safety of benzoyl peroxide 4% gel (BID) and adapalene 0.1% Gel (QD) in the treatment of acne vulgaris for 11 weeks. Journal of Dermatological Treatment, v. 14, n. 3, p. 166-171, ser. 2003.
Características Farmacológicas
Farmacodinâmica
Grupo farmacoterapêutico:
Peróxido de Benzoíla (substância ativa).
Código ATC
: D10AE01.
Mecanismo de ação
Peróxido de Benzoíla (substância ativa) é um agente oxidante altamente lipofílico com efeitos bactericidas contra o Propionibacterium acnes.
As moléculas de oxigênio dos radicais livres presentes no Peróxido de Benzoíla (substância ativa) são altamente reativas com compostos orgânicos, podendo reagir com a parede da célula bacteriana, matando o micro-organismo.
Peróxido de Benzoíla (substância ativa) também apresenta algum efeito queratolítico, o qual produz comedólise, contribuindo para sua eficácia.
Efeitos farmacodinâmicos
A eficácia do Peróxido de Benzoíla (substância ativa) no tratamento de acne vulgar é principalmente atribuída à sua atividade antibacteriana, especialmente em relação ao Propionibacterium acnes. A atividade antibacteriana do Peróxido de Benzoíla (substância ativa) deve-se à liberação de oxigênio ativo ou de radicais livres capazes de oxidar as proteínas bacterianas.
Acredita-se, ainda, que o Peróxido de Benzoíla (substância ativa) seja eficaz no tratamento de acne em razão das suas propriedades anti-inflamatórias e queratolítica leve.
O início da ação pode ser verificado após a terceira semana de tratamento, e a redução máxima das lesões pode ser esperada após 8-12 semanas de aplicação do produto.
Farmacocinética
Absorção/Distribuição/Metabolismo
Peróxido de Benzoíla (substância ativa) é absorvido pela pele, onde é metabolizado a ácido benzoico. Após a aplicação tópica, menos de 5% da dose entram na circulação sistêmica na forma de ácido benzoico.
Eliminação
Peróxido de Benzoíla (substância ativa) é excretado na forma de ácido benzoico na urina.
Cuidados de Armazenamento do Panoxyl
Panoxyl gel deve ser mantido a temperatura ambiente (15°-30°C), em local fresco e ao abrigo da luz.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação.
Lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho.
Dizeres Legais do Panoxyl
Reg. MS 1.0675.0007
Farm. Resp.:
Waldir A. K. Bonetti
CRF-SP 12381
Divisão de Produtos de Consumo dos Laboratórios Stiefel Ltda.
R. Prof. João C. Salem, 1081/1301 – Guarulhos – SP
CNPJ 63.064.653/0001-54 – Indústria Brasileira
Serviço de Atendimento ao Consumidor
0800 7043189
e-mail: [email protected]
www.stiefel.com.br