Pé chato: como reconhecer?
Cerca de 10% dos adultos apresentam essa condição
O pé chato, também conhecido como pé plano, corresponde a uma diminuição do arco plantar medial do pé, sendo muito comum na infância e uma das causas mais frequentes de visita aos consultórios de ortopedia.
Toda criança apresenta graus variáveis de pés planos, que começam a se desenvolver por volta do quarto ano de vida. Para saber se o pé é chato, basta pedir para a criança ficar em pé, depois verifique se eles parecem planos.
O pé chato não representa uma doença e geralmente não provoca dores.
Estima-se que cerca de 10% dos adultos tenham essa condição, devido ao desenvolvimento anormal do arco do pé na infância, causado pela frouxidão ligamentar. Em alguns casos, o pé chato pode surgir depois de uma lesão ou com o envelhecimento.
Quando visitar o médico
O pé chato normalmente não requer tratamento, porém, em alguns casos pode contribuir para problemas nos tornozelos e joelhos, já que pode alterar o alinhamento das pernas. Além disso, se o paciente sentir dores, é importante buscar ajuda médica.
Diagnóstico do pé chato
Para identificar se o pé chato está gerando problemas ao paciente, o médico irá realizar uma avaliação física e poderá solicitar exames de imagem, como raio-x, ultrassom e ressonância magnética.
Se houver necessidade, ele poderá indicar a adoção de alguns dispositivos ortopédicos moldados no contorno dos pés para alívio da dor, uso de calçados específicos, medicamentos e fisioterapia.
[more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de ortopedia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/ortopedista”]