Ícone do siteBlog dr.consulta

Pomada para cabelo: entenda os riscos do uso indevido

dr.consulta - escova de cabelo com fios de cabelo caídos, queda de cabelo, consequência do uso da pomada de cabelo

Usada para modelar ou fixar as madeixas e topetes, a pomada para cabelo é um recurso estético que hoje qualquer pessoa pode ter acesso, indiscriminadamente dentro e fora dos salões de beleza.

Vendidas em farmácias, drogarias e até pela internet, as pomadas capilares se popularizaram rapidamente. Mas, assim como qualquer outro produto cosmético precisam ser testadas e liberadas para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entenda quais são os cuidados indispensáveis no momento desta escolha.

Como saber se um produto para o cabelo é prejudicial para a saúde?

Para não colocar sua vida em risco compre e utilize somente produtos autorizados. No site da Anvisa é possível conferir a lista completa.

Quando essa regra básica não é seguida, os impactos são diretos (e não apenas financeiros!). Vale lembrar que muitos danos podem ser irreversíveis e que, quando se trata de saúde, além dos sintomas podem existir muitas sequelas.

Riscos

Dos muitos riscos das pomadas de cabelo irregulares, contrabandeadas ou sem o selo de qualificação estão:

Por mais que essas pomadas tragam um efeito bonito no primeiro momento, não comprometa a sua saúde capilar.

Pomada de cabelo ou gel? O que é melhor?

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Como saber o que é melhor pra mim?

Para descobrir o que é mais indicado para o seu tipo de cabelo e pele, consulte não apenas um profissional de beleza mas também um dermatologista.

Para ter um cabelo mais vistoso e saudável é necessário saber o que serve para o seu perfil e investir em produtos de qualidade. Cada tipo de cabelo tem um produto mais indicado, assim como cada tipo de pele, como acontece com a pele negra – que demanda cuidados especiais.

E quais são as diferenças? A pomada de cabelo serve para melhor definição dos cachos e penteados, sem deixar aquela aparência molhada. Por outro lado, o gel traz brilho e dá a impressão de que o cabelo ainda está molhado. Tudo vai depender da sua necessidade, mas não dispense a atenção com a saúde.

Outras dicas para o uso

Lembre-se: por não ser um tratamento, você deve aplicar a pomada de cabelo esporadicamente, portanto, o uso diário não é indicado.

Dúvidas respondidas

Confira outras dúvidas sobre esse assunto, respondidas pelos nossos especialistas:

A pomada de cabelo causa cegueira?

Sim, pode ser uma das consequências do uso de produtos ilegais ou não regularizados. Os sintomas se iniciam com a visão turva e pode acontecer da pessoa não enxergar mais nada, repentinamente.

Se ao ter contato indevido com o produto você atingir os olhos, o recomendado é lavar com água corrente e filtrada. Além disso, procure a ajuda de oftalmologistas – que são os profissionais responsáveis por essa avaliação e medicação. Atenção: não use nenhum tampão no olho ou remédios sem orientação médica.

Encontre os profissionais de saúde que você precisa em nossa rede. Assine o Cartão dr.consulta e tenha acesso a mais de 60 especialidades e mais de 3.000 exames, com preços e pagamentos facilitados:

A venda desse produto foi proibida?

Cerca de 1.200 produtos disponíveis no mercado não tinham autorização. Portanto, estão com a venda suspensa. A relação das marcas com venda proibida está no site da Anvisa.

O que fazer para ter o mesmo efeito da pomada nos cabelos?

Dê preferência para produtos com marcas conhecidas ou cosméticos naturais. Faça sempre testes dermatológicos antes da utilização para se certificar de que são os melhores produtos para o seu tipo de cabelo ou pele.

Cuidar da sua autoestima e beleza é importante, mas faça isso com segurança e sem prejudicar a sua saúde no longo prazo.

Fontes:

Sair da versão mobile