O Dr. Ricardo Frazatto, otorrinolaringologista do dr.consulta nos explicou melhor sobre a perda de audição. Confira!
Por que perdemos a audição?
As causas de perda de audição podem acometer desde a parte mais externa (orelha externa- canal do ouvido), a região atrás do tímpano (orelha média) até a região mais interna (o labirinto).
1 – Acúmulo de cera
Orelha externa: pode ser pelo acúmulo de cera ou por uma infecção da pele que provoca um inchaço no canal do ouvido, provocando sensação de ouvido tampado. Uma lavagem de ouvido no caso de cera e o tratamento da infecção com gotas auriculares, respectivamente, resolverão o problema.
2 – Acúmulo de catarro
Orelha média: a situação mais comum é por acúmulo de catarro após uma gripe, decorrente de uma infecção bacteriana (faringite, sinusite). Se estes casos forem repetidos, a otite pode virar crônica e inclusive causar uma perfuração do tímpano.
3 – Doenças genéticas
Orelha interna (labirinto): pode ser devido a doenças genéticas e infecções na gestação (toxoplasmose, rubéola, sífilis, citomegalovírus, HIV, herpes). Outros casos são problemas ocorridos ao nascimento, como má oxigenação no momento do parto, infecções e meningite.
Alguns medicamentos são tóxicos aos ouvidos, em especial se administrados no bebê, mas também no adulto (por exemplo quimioterapia e antibióticos).
4 – Trauma acústico
Uma situação que tem sido cada vez mais comum é o trauma acústico, que é exposição a sons altos no lazer, ou no trabalho sem uso de protetores auriculares.
5 – Idade
E por fim a presbiacusia, que é a perda de audição com a idade, que pode ser acelerada por algumas doenças como hipertensão arterial e diabetes.