Posso estar infectado com a COVID-19 e não apresentar sintomas?
É possível alguém estar infectado pelo novo Coronavírus e não apresentar nenhum sintoma da doença? Segundo especialistas, sim, isso é possível!
De acordo com dados de uma pesquisa do médico francês Ramy Rahmé, pós-doutorando da Universidade de Paris, na França, o número de pacientes assintomáticos ou que apresentam sintomas leves da COVID-19 pode ser maior que o número de casos graves da doença.
Mas isso não significa que o isolamento social deve ser evitado e muito menos que as medidas de prevenção sejam deixadas de lado. Um paciente assintomático, assim como o sintomático, também pode transmitir o vírus até 14 dias após a contaminação.
Segundo médicos da área, é muito difícil calcular exatamente o número de casos assintomáticos do novo Coronavírus, até porque há uma escassez na quantidade de exames que podem ser realizados pelos hospitais atualmente. Por isso, a principal recomendação para conter o avanço do vírus é o isolamento social. Apenas em casos mais graves é indicado a realização do exame e uma possível internação.
Merece maior atenção também os pacientes que se enquadram no grupo de risco, como os idosos, os pacientes de doenças cardiovasculares e os pacientes com o sistema imunológico comprometido.
Caso precise, procure ajuda médica e tire todas as suas dúvidas sobre a doença. Sua saúde deve ser prioridade sempre!
[…] O Dr. Aldo Brugnera Junior (CRO/SP: 22719.), dentista do dr.consulta, nos conta a relação da saúde bucal com a prevenção do novo Coronavírus: […]
Boa tarde
Estou sem paladar e olfato desde o dia 11 de junho e dores no corpo.
Será que pode agravar ainda?
Obrigado
[…] Entretanto, as recomendações são outras para quem sofre de asma e de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Essas duas doenças caracterizam-se por agredir os pulmões e assim, deixá-los mais vulneráveis à complicações graves da COVID-19. […]
[…] O Dr. Aldo Brugnera Junior (CRO/SP: 22719.), dentista do dr.consulta, nos conta a relação da saúde bucal com a prevenção do novo Coronavírus: […]
Ainda não sabemos muito sobre a covig, por isso todo cuidado é pouco.