Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Praziquantel

  • Esquistossomose
  • Teníase
  • Cisticercose
  • Infecções por Diphyllobothrium spp. e Hymenolepis nana
  • Contraindicação do Praziquantel

    Como usar o Praziquantel

    Em pacientes com neurocisticercose, recomenda-se associar corticosteróide ao tratamento (prednisona 30 a 60 mg/dia, ou dexametasona 6 a 24 mg/dia). A necessidade de repetição do esquema terapêutico após 3 meses deve ser avaliada.

    Praziquantel é administrado por via oral, de preferência com alimentos. Os comprimidos não devem ser mastigados, mas podem ser partidos ao meio ou em quatro partes, para permitir a administração de doses individualizadas. Como tem gosto amargo, deve ser ingerido imedia-tamente com suficiente quantidade de líquidos para evitar vômitos.

    Reações Adversas do Praziquantel

    Nas doses recomendadas o praziquantel é geralmente bem tolerado. Os efeitos adversos são transitórios e geralmente não requerem tratamento. Algumas reações são devidas aos parasitos ou à sua morte, mais freqüentes em pacientes com alta infestação.

    No tratamento da neurocisticercose, sintomas neurológicos como convulsão, aracnoidite, meningismo, hipertermia e hipertensão craniana ocorrem, geralmente, como conseqüência de resposta inflamatória à morte de larvas.

    Interação Medicamentosa do Praziquantel

    Precauções do Praziquantel

    Gravidez e lactação: categoria B

    Não há estudos controlados adequados sobre uso de praziquantel durante a gravidez.

    A segurança de seu uso em crianças menores de 4 anos não está determinada.

    Praziquantel é distribuído no leite materno.

    Sair da versão mobile