Ícone do siteBlog dr.consulta

Pressão no olho: saiba o que é

A pressão alta no olho é característica do glaucoma, que provoca lesão no nervo óptico e diminuição do campo visual

A pressão alta no olho ou alta pressão intraocular é um sinal característico do glaucoma, que é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, com diminuição progressiva da visão, podendo levar à cegueira, se não for tratada no início. Na maioria dos casos, a pressão intraocular é elevada no glaucoma, mas existe o glaucoma com pressão normal.

A pressão alta nos olhos surge quando existe um desequilíbrio entre a produção de líquido intraocular e sua drenagem. Isso leva a um acúmulo de líquido dentro do olho, que acaba aumentando a pressão ocular. O glaucoma não tem cura, mas com o tratamento adequado há controle da doença.
 Tipos de glaucoma
Congênito: presente no nascimento, os recém-nascidos apresentam globos oculares aumentados e córneas esbranquiçadas. O tratamento geralmente é cirúrgico.
Primário: costuma atingir pessoas acima dos 35 anos. Uma das causas pode ser obstrução do escoamento do líquido ocular. Os sintomas costumam aparecer em fase avançada. O paciente não nota a perda de visão até vivenciar a “visão tubular”, que ocorre quando há grande perda do campo visual.
Secundário: ocorre após cirurgia ocular, catarata avançada, uveítes, diabetes, traumas ou uso de corticoides.
Alguns sintomas de pressão alta nos olhos

Principais causas da pressão alta nos olhos

O glaucoma é uma doença que precisa ser acompanhada por um profissional. Evite complicações! [more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de oftalmologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/oftalmologista“]

Sair da versão mobile