A menstruação normal dura entre dois e sete dias, com intervalos a cada 21 a 35 dias, com um volume aproximado de 80ml por ciclo, o que equivale a cerca de cinco colheres de sopa.
O que foge desse padrão é considerado menstruação irregular, ou seja, se você perde mais sangue do que o habitual, se o número de dias que você permanece menstruada varia de ciclo para ciclo e se o intervalo entre cada período diminui ou aumenta.
A menstruação irregular é normal nos primeiros ciclos, após a primeira menstruação, chamada menarca, porque o sistema hormonal feminino demora algum tempo para amadurecer. Mas se dois anos após a menarca a menstruação continuar irregular, com intervalos entre ciclos menores que 25 ou maiores que 35 dias, consulte um médico que atua na área de ginecologia.
Causas da menstruação irregular
- obesidade ou peso abaixo do normal;
- disfunções da tireoide;
- síndrome dos ovários policísticos – uma das principais causas da menstruação irregular;
- miomas;
- pólipos;
- endometriose;
- cânceres do colo do útero, dos ovários ou do endométrio podem levar a falhas na menstruação.
- estresse e distúrbios emocionais também, assim como o uso de dispositivos intrauterinos, atividade física em excesso e dietas muito rígidas.
Outras causas podem estar relacionadas ao período pós-gravidez ou pós-amamentação, ou, às vezes, até uma mudança de clima ou de fuso horário pode causar o problema.
Como diagnosticar a menstruação irregular
Durante a consulta, o médico faz uma série de perguntas que geralmente estão relacionadas à duração dos intervalos entre os ciclos, se o sangramento aumentou nos últimos tempos, se a menstruação dura mais do que sete dias e se você sente dor diferente do habitual quando está menstruada.
Conforme o caso, ele pode solicitar alguns exames laboratoriais e de imagem para descartar a presença de alguma doença.
Os mais comuns são o papanicolau, exames de urina, hemograma, dosagens hormonais, ultrassonografia pélvica, colposcopia e biópsia, se for necessário.
Para algumas mulheres, o uso de pílulas anticoncepcionais pode ajudar a regular os ciclos menstruais.
Nenhuma irregularidade no ciclo menstrual que dure mais de três meses pode ser considerada normal, por isso, procure um médico que atue na área de ginecologia para que ele faça o diagnóstico correto e indique o tratamento adequado.