A insolação é uma condição comum provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor extremo. Devido ao aumento da temperatura com a chegada do verão, os meses de janeiro e fevereiro são os mais perigosos, já que o número de casos aumenta nessa época do ano.
Apesar de na maioria das vezes a insolação ser uma complicação médica sem grandes consequências, em alguns indivíduos, pode se tornar algo grave e, por isso, precisa ser prevenida.
Entre os sintomas mais comuns da insolação estão as dores de cabeça, tonturas e náuseas, pele quente e seca, temperatura corporal elevada, distúrbios visuais, palidez, confusão mental, moleza e febre.
Dependendo do tempo de exposição aos raios solares e a intensidade dos mesmos, o indivíduo também pode aparentar sintomas mais graves como, por exemplo, respiração rápida e difícil, extremidades do corpo arroxeadas, desidratação, queimaduras e até mesmo perda de consciência (desmaio).
Segundo os especialistas, qualquer pessoa pode apresentar insolação, entretanto, as crianças, os idosos e os pacientes portadores de doenças crônicas têm maior probabilidade de desenvolverem a condição.
O que fazer em caso de insolação?
O primeiro passo para suavizar os sintomas da insolação, é diminuir gradativamente a temperatura corporal do indivíduo. Se você começar a sentir os primeiros sinais ou perceber que alguém próximo esteja sentindo, procure um local fresco e ventilado para ficar ou manter a pessoa.
Especialistas recomendam também a remoção do máximo de peças de roupa possível e a ingestão de água bem gelada para hidratação. Compressas de água fria também podem ser administradas no rosto, na testa ou no pescoço do indivíduo. Caso a pessoa esteja consciente, é importante mantê-la em repouso e com a cabeça elevada.
Um médico deve ser procurado urgentemente, caso os sintomas e o mal-estar persistam.
Como prevenir-se da insolação?
Evitar se expor ao sol das 10h às 16h, manter-se hidratado durante o dia todo, vestir roupas leves e claras e consumir alimentos saudáveis são as principais recomendações para evitar a insolação. Outra forma de se prevenir é não consumindo bebidas alcoólicas, pois elas provocam perda de líquidos, o que aumenta os riscos de desidratação.
Siga as recomendações acima e mantenha a sua saúde em dia.
Leia mais: Aprenda a aplicar o protetor solar corretamente na pele
Leia mais: Conheça 8 alimentos que ajudam a hidratar o corpo