Ícone do siteBlog dr.consulta

Quais são os sintomas da anemia?

drconsulta - sintomas da anemia, mulher deitada no sofá com dor na cabeça, sintomas silenciosos, dores no corpo, enjoo

A anemia pode se manifestar de muitos jeitos – inclusive silenciosamente. Quando não tratados, os sintomas da anemia podem evoluir com o passar do tempo. Iniciam pelos mais leves e amenos, chegando até os mais severos – que podem levar à morte, nos casos mais críticos.

Os pacientes anêmicos tendem a sofrer bastante com mal-estar e outras reclamações cotidianas. Veja agora o que sentem essas pessoas e descubra se você deve se preocupar ou não.

Sintomas da anemia que você precisa conhecer

Para ser diagnosticado com anemia, basta ter o número de glóbulos vermelhos do sangue reduzido ou um baixo nível de hemoglobina – que é uma proteína desse glóbulo.

A anemia não é propriamente uma enfermidade, mas sim consequência direta ou indireta de outras doenças. A maioria das pessoas que têm anemia, sentem ou tem:

Sintomas mais comuns em adultos:

O cuidado deve ser redobrado porque a falta de vontade de comer ou a perda de apetite podem acarretar outros distúrbios. O corpo mais frágil, devido a baixa imunidade, fica mais vulnerável a outras viroses e infecções.

Sintomas da anemia em crianças:

Sintomas de anemia profunda

Cada paciente pode ter um ou mais sintomas simultâneos e/ou diferentes conforme o seu tipo de anemia.

Como posso saber se estou com anemia ou não?

Procure um médico. Não existe uma única especialidade médica que trate da anemia. Você pode se consultar com um clínico geral, com um nutrólogo ou hematologista.

Um dos primeiros passos para a confirmação dos sintomas da anemia é fazer um hemograma. O exame de sangue mede o número de hematócritos e hemoglobinas presentes na corrente sanguínea.

Dependendo do nível de hemoglobinas a anemia é detectada ou não. O normal é que homens tenham acima de 13 g/dL e mulheres acima de 12 g/dL.

A sigla g/dL indica as gramas de hemoglobina por 100 ml de sangue total.

Confira as classificações dos resultados anormais:

Portanto, esse exame já pode ser conclusivo. O médico pode solicitar também exames complementares como o esfregaço de sangue e o da contagem diferencial de leucócitos. No geral, esses exames fornecem mais dados sobre a causa da anemia.

Leia também: Tipos de anemia: entenda quais são as diferenças existentes

Crianças e adolescentes em fase de crescimento, assim como idosos e mulheres com fluxo menstrual mais intenso são mais propensos a terem anemia. Os pacientes crônicos e as gestantes podem integrar esse grupo.

A incidência da anemia também é bem grande entre os que herdam geneticamente essa condição, ou seja, por causas indiretas.

Quais são os tratamentos para anemia?

Para reduzir os sintomas da anemia é necessário agir em sua causa raiz. Existe, por exemplo, uma extensa lista de alimentos para anemia ou para prevenir sua ocorrência.

Uma das recomendações mais sugeridas pelos médicos, para quem já tem o diagnóstico, é aumentar a ingestão de ferro e vitamina B12. Fazer o uso de suplementos também pode ajudar a compensar os nutrientes que faltam.

Essa insuficiência pode ser curada rapidamente quando é mais simples. A anemia aplástica, no entanto, depende do transplante de medula óssea. O risco diante desse quadro clínico é a compatibilidade entre doador e receptor.

A sociedade médica alerta para a compra e consumo do chá para anemia. Os chamados remédios que são vendidos sem autorização não têm comprovação científica e podem levar a estados de saúde irreversíveis.

Em qualquer estágio da vida, uma alimentação rica em frutas, verduras, cereais, leguminosas, leite, carnes e ovos é muito benéfica. Consulte seu médico para ter uma dieta balanceada que prolongue sua saúde.

Sair da versão mobile