A dificuldade para urinar é um sinal de alerta para mais de uma condição e precisa de atenção
Você sente urgência para ir ao banheiro, inclusive parece que a sua vontade é ainda maior, mas acaba encontrando dificuldade para urinar e esvaziar a bexiga? Isso pode ser um sintoma de várias doenças diferentes relacionadas à bexiga e à próstata.
O que leva a dificuldade para urinar?
Clinicamente falando, existem dois tipos de sintomas para urinar: a obstrutiva e não obstrutiva. A primeira é quando o canal urinário ou qualquer órgão relacionado a ele não consegue funcionar corretamente por causa de algo o obstruindo. Já na segunda, o problema é quando, por algum motivo, seu cérebro não entende que a bexiga está cheia e precisa se aliviar.
Sintoma não-obstrutivo
Como o problema aqui pode estar no cérebro? Por exemplo, quando o paciente sofre um AVC ou um acidente que causa lesões no cérebro e/ou na medula espinhal, as percepções podem se alterar e os comandos cerebrais não funcionam mais como antes.
No entanto, também existem os casos em que há lesão, trauma pélvico ou comprometimento dos nervos ou músculos da bexiga, o que faz com que o cérebro encontre uma dificuldade em perceber que ela está cheia, por isso o paciente apresenta dificuldade para urinar.
Sintoma urinária obstrutivo
Esses são os casos mais frequentes e precisam de atenção e atendimento médico imediato para tratamento das condições que o estão causando.
Uma doença clássica que causa esse sintoma é o cálculo renal, as famosas pedras nos rins, que podem estar obstruindo as vias urinárias. Então, se vier acompanhado de dor nas costas que irradia para o abdômen fica o alerta.
Pacientes com quadros de hiperplasia, o aumento da próstata, doença muito comum na terceira idade, também apresentam dificuldade para urinar. Pela proximidade da próstata com a bexiga, as doenças que a acometem provocam sinais associados ao trato urinário.
Seguindo essa linha, a prostatite, que é a inflamação da próstata, é outra condição com esse sintoma. Fica mais fácil identificá-la pelas outras manifestações, como mal-estar, calafrios, dores nas costas, nos músculos e nas articulações.
O perigo maior é que o quadro seja de câncer de próstata. Se além de sintomas urinários como dor e urgência para urinar, o paciente ainda apresentar sangue na urina, é indispensável fazer os exames médicos para avaliar a hipótese.
Se não tratada, a retenção urinária pode danificar os rins e aumentar as chances de infecções urinárias.