Saber quando procurar um dermatologista pode fazer muita diferença, até porque as consultas podem ser para um atendimento preventivo, evitando assim o diagnóstico tardio de muitas doenças dermatológicas.
Quais sinais indicam que preciso procurar um dermatologista?
Via de regra o dermatologista deveria ser visitado regularmente. Entretanto, existem motivos específicos que fazem com que as pessoas façam esse tipo de consulta e nem todos são de conhecimento popular. E acredite: o envelhecimento da pele é só um deles!
Dentre as queixas dos pacientes estão:
- queda de cabelo;
- unhas enfraquecidas ou manchadas;
- pintas ou manchas na pele que apresentam mudanças de forma, cor e/ou tamanho;
- descamação, coceira ou vermelhidão na pele;
- acne ou cravos e espinhas;
- suor excessivo;
- pele seca ou oleosa;
- feridas na pele que sangram, ardem ou coçam;
- manchas amareladas, brancas ou escuras na pele – especialmente da pele negra.
Mas o dermatologista não trata somente da pele?
Não. Esse especialista atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças que afetam a pele, as unhas e os cabelos, de homens e mulheres de todas as idades.
Portanto, são os profissionais indicados para tratar, entre outros quadros:
- psoríase;
- alopecia ou calvície;
- celulite;
- estrias;
- misoses;
- rugas;
- micose;
- dermatite atópica e seborreica;
- vitiligo;
- eczema;
- câncer de pele (melanoma e não melanoma);
- melasma;
- albinismo;
- sarna;
- urticária.
Exames e cirurgias dermatológicas
Dependendo das suspeitas ou diagnósticos os pacientes podem receber indicações para realização de procedimentos mais simples ou até cirurgias.
Biopsia de pele
A biopsia de pele consiste na remoção de tecido para melhor investigação. É um procedimento simples e rápido, muitas vezes indolor e que não exige preparo prévio.
Pode ser solicitada para confirmação de infecções ou até mesmo de um possível melasma.
Eletrocauterização
A eletrocauterização ou simplesmente cauterização é indicada para alguns tipos de cânceres de pele e tumores benignos. Pacientes com hiperplasias sebáceas e ceratoses seborreicas também podem realizar o procedimento sob orientação do dermatologista.
Com o Cartão dr.consulta todos os exames feitos em nossas unidades podem ser pagos com 30% de desconto. Assinantes e seus dependentes têm as mesmas vantagens, assim você pode garantir cuidados preventivos ou tratamentos dermatológicos para toda família!
Cirurgia da unha encravada
A matricectomia e cantoplastia são técnicas indicadas para os casos unhas encravadas. Nessa cirurgia, que ocorre com anestesia local, é retirada parte ou a unha toda.
Esse valor não é coberto pelo Cartão dr.consulta, mas o pagamento é facilitado e pode ser parcelado em mais vezes.
Na dúvida de quando procurar um dermatologista e se esse é mesmo o especialista que você precisa, agende uma consulta com o clínico geral, mas não deixe de buscar ajuda médica.
Fontes: