Ícone do siteBlog dr.consulta

Saiba como proceder em caso de alergia nos olhos

Assim como o sistema respiratório, os olhos também podem manifestar reações alérgicas à poeira, ao ácaro, ao mofo e a partículas químicas presentes no ambiente. Outra causa comum de irritação ocular é a dermatite de contato, que atinge as pálpebras, devido ao uso de maquiagem e produtos cosméticos — como lápis delineador e máscara para os cílios.

Coceira e vermelhidão são os principais sintomas de alergia nos olhos. Outras manifestações comuns são: olhos lacrimejantes, sensação de ardência, pálpebras inchadas e secreção com pus, quando há infecção bacteriana.

No artigo de hoje, vamos listar algumas ações que você pode tomar para aliviar os sintomas de alergia nos olhos e evitar complicações. Boa leitura!

O que fazer em caso alergia nos olhos?

Lavar os olhos com soro fisiológico

No primeiro sinal de coceira mais intensa e vermelhidão, lave os olhos com soro fisiológico — para retirar partículas de poeira ou de outros agentes alergênicos responsáveis pela irritação.

Você pode pedir para alguém jogar o soro delicadamente em seus olhos ou usar um recipiente para mergulhar os olhos no soro, piscando várias vezes para que o líquido lave bem o interior dos olhos.

Fazer compressas de água fria

Comprimir levemente os olhos com uma gaze ou com um pedaço de algodão — embebido em água fria ou gelada — vai acalmar a irritação, aliviar a coceira e a sensação de ardência, além de tratar o inchaço e reduzir o desconforto.

Cada compressa só deve ser usada uma vez e o sentido correto é passar da parte interna dos olhos, próximo ao nariz, para a parte mais externa, limpando, assim, qualquer secreção presa aos cílios.

Suspender o uso do produto que causou a alergia

Se você notar que a coceira começou após usar algum produto nos olhos, nas pálpebras ou em regiões próxima aos olhos, como no caso de maquiagens ou cosméticos para o rosto, para de usar e limpe a região, como descrito nas dicas anteriores.

Se a suspeita for do uso das pomadas de cabelo, por exemplo, suspensa o seu uso imediatamente.

Limpar e arejar o ambiente

Lavar, frequentemente, as cortinas e roupas de cama e retirar tapetes e bichos de pelúcia são medidas importantes para evitar e para controlar a alergia nos olhos.

Abrir as janelas e manter o ambiente arejado vai reduzir a presença de fungos e ácaros, que desencadeiam as reações alérgicas. Bichos de estimação devem estar limpos e tosados, pois os pelos também causam alergia nos olhos.

Usar colírio

Os colírios só devem ser usados com orientação médica. Não use colírios sem prescrição, pois, além do risco para a saúde dos olhos, você pode piorar o problema. Mesmo os colírios lubrificantes, vendidos nas farmácias sem receita médica, precisam da indicação de um oftalmologista.

Colírio é medicamento e a formulação mais adequada varia de acordo com o agente que causou a alergia e os danos provocados.

Entre os colírios que podem ser prescritos pelo médico, estão:

Consulte um oftalmologista

Se a coceira e a vermelhidão persistirem, é preciso agendar uma consulta com o oftalmologista, para que ele avalie a extensão e a causa da alergia e indique o melhor tratamento. Além disso, em casos persistentes e de causa desconhecida, o médico pode indicar um teste de alergia.

A maioria das alergias é branda e se manifesta como uma conjuntivite alérgica — uma inflamação na membrana que reveste a parte interna da pálpebra e a área branca dos olhos, chamada conjuntiva.

Ao contrário da conjuntivite bacteriana ou viral, que pode acometer apenas um dos olhos, no quadro alérgico, ambos os olhos são atingidos. Alergias mais graves podem causar lesões na córnea e comprometer a visão. Outro risco é o de bactérias crescerem no local da irritação e causar infecções. Por isso, quanto antes consultar o oftalmologista, melhor.

Então, se você está com alergia nos olhos, marque hoje mesmo uma consulta com um de nossos oftalmologistas!

Sair da versão mobile