O vírus HPV é encontrado em mais de 200 tipos diferentes e tem uma disseminação extremamente comum, já que a pessoa pode transmiti-lo mesmo que não apresente nenhum sintoma ou lesão, como ocorre na maioria dos casos.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 80% das mulheres serão infectadas, em algum momento de suas vidas, com um ou mais tipos do vírus. Esse dado é alarmante, pois o HPV pode resultar em câncer de colo de útero. Quer saber como se proteger? Confira estas 5 dicas:
5 dicas de como se proteger do vírus HPV
1. Use camisinha
Ao optar pelo uso o uso do anticoncepcional como método contraceptivo, muitos casais deixam de usar a camisinha durante as relações sexuais. E esse é um enorme erro, pois a camisinha não só evita uma gravidez indesejada, como também protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
Portanto,o preservativo deve ser usado em todo ato sexual, inclusive durante o sexo oral. Diferentemente de outras doenças sexualmente transmissíveis, o HPV pode ser transmitido apenas com o contato pele com pele ou por meio de objetos contaminados.
2. Não compartilhe objetos pessoais
Como visto, o vírus do HPV é altamente contagioso. Por isso, essa dica é essencial para evitar a infecção: não compartilhe objetos de uso pessoal, como roupas íntimas, toalhas e alicates de unha.
3. Vacine-se
Outra forma de se proteger do vírus HPV é tomando as vacinas recomendadas, como a quadrivalente e a bivalente. Com a vacina, o organismo acredita que está lidando com uma infecção e, então, produz anticorpos contra os vírus.
As doses são eficientes e seguras, já que as partículas são semelhantes, mas não contém o vírus, eliminando as chances de que ocorram problemas — como seria em uma infecção real.
Desde 2014, a vacina quadrivalente é oferecida pelo Governo e está presente no Calendário Nacional de Vacinação. Atualmente, o público-alvo é de mulheres a partir dos 9 anos e, agora, também inclui meninos a partir dos 11 anos. Além de garantir que menos mulheres sejam infectadas, a vacina previne os cânceres de ânus, pênis, vagina e de útero.
4. Mantenha seu sistema imunológico fortalecido
Mantenha uma vida saudável com uma boa alimentação, pratique exercícios físicos regularmente e durma, pelo menos, oito horas por dia. Essas são atitudes simples, mas que deixam seu corpo preparado e fortalecido para combater qualquer possível infecção, incluindo o HPV.
Em caso de infecção pelo vírus, o sistema imunológico é o responsável por combater e se livrar da doença (com exceção de casos mais severos).
O tratamento também pode incluir medicamentos e cauterização da região afetada ou aplicação de laser.
5. Faça exames regularmente
Exames ginecológicos, como o Papanicolau, conseguem rastrear as lesões celulares do colo do útero causadas pelo vírus HPV ainda no início. Desse modo, é possível evitar que essas lesões evoluam para o câncer. Por isso, é fundamental manter um acompanhamento regular com o ginecologista.
Com uma equipe de médicos competentes, estamos prontos para atendê-la. Portanto, se você precisa de uma consulta com um ginecologista, agende uma consulta agora mesmo na unidade mais próxima de você!