Tratamento indicado para as varizes é eficaz e deve ser realizado com profissional da área
As varizes, uma condição que incomoda homens e mulheres por causa do aspecto físico e dos sintomas como pernas inchadas, cansaço e dor ou queimação no local, são uma das consequências mais comuns de quem possui problemas na circulação sanguínea.
Elas aparecem por causa do acúmulo de sangue nas pernas, que dilatam as veias. Isso acontece quando as válvulas internas desses vasos sanguíneos, que são responsáveis por levar o sangue de volta para o coração, são comprometidas e não conseguem cumprir sua função de forma correta.
Essa condição pode e deve ser tratada para que não evolua para a doença chamada de insuficiência venenosa crônica, que causa ressecamento da pele, provoca feridas e até sequelas irreversíveis. E um dos tratamentos para essa condição é chamado de escleroterapia.
Como funciona?
Existem três tipos de escleroterapia, que será escolhido e indicado após a avaliação médica, dependendo da situação do quadro do paciente.
O primeiro tipo é a escleroterapia com substância líquida, na qual o produto esclerosante é injetado diretamente nas varizes com uma injeção. Há mais de um tipo desse produto no mercado, sendo escolhido pelo próprio médico o melhor e mais adequado para o caso.
Reservada para situações especiais em que o médico vê a necessidade de utilizar esse formato, o segundo tipo se chama escleroterapia com espuma, e consiste em aplicar o mesmo produto, só que em forma de espuma densa, também diretamente nas varizes.
Por último, a escleroterapia a laser, que muitas vezes é utilizada juntamente de um dos outros dois tipos. O único problema do laser é que não é indicado para todos os tipos de pele.
O tratamento apresenta riscos?
Os procedimentos são simples e fáceis, mas precisam de atenção para não gerar feridas e manchas na pele ou desencadear quadros de coagulação da veia, desencadeando a trombose. Por isso, é importante que o tratamento seja realizado por um médico da área.