Saiba o que é a Hanseníase e quais são os seus sintomas e formas de tratamento
Você já ouviu sobre a Hanseníase? Antigamente conhecida como lepra, essa infecção, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, é uma das mais recorrentes em países subdesenvolvidos ou com superpopulação.
Por ser uma doença contagiosa, os casos de hanseníase passaram a ser vigiados pelos órgãos públicos, que iniciaram uma campanha em 2015, chamada de Janeiro Roxo, com o intuito de alertar a população sobre os perigos do não tratamento da infecção.
A hanseníase pode ser transmitida pela saliva ou secreções do nariz a partir de um longo contato com uma pessoa infectada que não está em processo de tratamento. Apesar de atingir principalmente a pele e os nervos periféricos do paciente, a doença também tem alto poder de causar deformidades físicas.
Quais são os sintomas da Hanseníase?
A doença pode se manifestar de acordo com a genética do paciente, porém, existem alguns sinais primários que servem para identificá-la. Entre eles estão:
- Manchas claras, vermelhas ou escuras pouco visíveis e com bordas irregulares; e
- Locais das manchas sem o surgimento de pelos e ausência de transpiração.
Quando a infecção atinge os nervos periféricos, o paciente também pode notar:
- Dormência;
- Perda de força muscular;
- Retração dos dedos;
- Restrição de movimentos.
Em casos mais graves, caroços também podem ser observados nas orelhas, mãos, pés e cotovelos, por exemplo.
Como é feito o diagnóstico da Hanseníase?
O diagnóstico é realizado por um especialista, que avalia clinicamente o estado do paciente.
A Hanseníase tem tratamento?
Sim, a hanseníase tem tratamento e pode ser curada. O tratamento da infecção é feito via medicamentos controlados. Geralmente, dura cerca de 6 meses.
Após a primeira dose de remédio, o paciente já pode passar a conviver em sociedade sem o risco de transmissão.
Existe algum método de prevenção da Hanseníase?
Além de adotar hábitos saudáveis alimentares e comportamentais, e manter a higiene correta dos ambientes em que você costuma ficar, não existe um método preventivo para a doença como, por exemplo, uma vacina.
O que os especialistas recomendam é uma vigilância constante dos sintomas corporais, para que, em caso de infecção, o diagnóstico seja realizado precocemente e o poder de transmissão seja interrompido.
Toda infecção por Hanseníase é contagiosa?
A hanseníase pode ser classificada de duas maneiras: paucibacilar e multibacilar. Apenas a forma multibacilar é passível de transmissão.
A Hanseníase pode matar?
Não, porém, quando não tratada pode causar deformidades físicas, o que a torna tão assustadora e estigmatizada.
No dia 25 de janeiro é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Em caso de suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima de você. Faça a sua parte!
Leia também: Infecção Urinária: causas, sintomas e tratamento
[…] ainda, avaliar e descartar, com o diagnóstico diferencial, a chance de outras patologias como hanseníase, pitiríase rósea e dermatite […]