Ícone do siteBlog dr.consulta

Saiba quais são os sintomas do hipertireoidismo

A glândula tireoide faz parte do sistema endócrino e está localizada na região anterior do pescoço. Ela é responsável pelo controle do metabolismo basal do organismo através da produção de hormônios, chamados de T3 e T4.

O metabolismo engloba funções cardíacas e respiratórias, controle da temperatura corporal, a manutenção do sistema nervoso e diversas outras tarefas importantes para o corpo.

O que é hipertireoidismo?

No hipertireoidismo, a glândula tireoide possui uma função exacerbada. Ou seja, há uma produção excessiva dos hormônios tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4). Como resultado, o metabolismo sofre mudanças e fica mais acelerado.

Desse modo, surgem sintomas decorrentes do aumento do metabolismo, como insônia, sudorese, nervosismo, ansiedade e perda de peso.

Na maioria das vezes, o hipertireoidismo é causado por uma doença autoimune, chamada Doença de Graves. Nela, os anticorpos do próprio corpo estimulam a tireoide a produzir hormônios excessivamente.

Hipertireoidismo ou hipotireoidismo?

O hipotireoidismo determina uma condição oposta àquela causada pelo hipertireoidismo. A função da tireoide nessa doença está diminuída, ou seja, não há produção suficiente de T3 e T4 para manter as funções corretas do metabolismo.

Em ambas as doenças, no entanto, ocorre um aumento da glândula tireoide.

Quais são os sintomas do hipertireoidismo?

Confira os indícios e sintomas mais comuns de quem apresenta uma produção em excesso de hormônios da tireoide:

Taquicardia

Os batimentos cardíacos de uma pessoa normal giram em torno de 60 a 100 batidas por minuto. Quando há taquicardia, os batimentos estão acima de 100.

Isso acontece porque os hormônios tireoidianos possuem influência no controle do sistema cardíaco.

Se há um aumento dos níveis hormonais, também acontece um aumento na contratilidade cardíaca, causando mais batimentos por minuto.

Perda de peso

Conforme o metabolismo acelera, há mais queima de gorduras, carboidratos e outros compostos energéticos. O corpo funciona mais rápido e, assim, precisa de mais energia.

Pessoas com hipertireoidismo emagrecem mesmo que mantenham as mesmas atividades diárias e alimentação. Além disso, podem sentir mais fome que o habitual.

Insônia

Durante uma atividade física, o metabolismo basal fica acelerado. Isso acontece porque há um aumento da necessidade de oxigênio e grande queima de compostos para fornecer energia. Após o exercício, além do sentimento de bem-estar há liberação de adrenalina.

A adrenalina deixa o nosso corpo alerta e agitado. Uma pessoa com hipertireoidismo experimenta essa sensação durante todo o dia, o que causa uma dificuldade para dormir.

Diarreia

Os hormônios da tireoide também agem no sistema digestório. Quando há pouca quantidade de T3 e T4 circulando, o funcionamento do intestino fica preguiçoso e surge um quadro de constipação.

No entanto, quando há excesso desses hormônios, o intestino funciona tão rápido que não é capaz de absorver os nutrientes corretamente. Dessa forma, a pessoa com hiperfunção da tireoide apresenta perda de peso e tem um quadro de diarreia constante.

Oftalmopatia

Pessoas com doença de Graves frequentemente apresentam protusão do globo ocular, chamada de exoftalmia.

Esse sintoma ocorre porque os anticorpos do corpo atacam — além da tireoide — os músculos e o tecido gorduroso ao redor dos olhos. Essa agressão causa um edema (inchaço) e inflamação, o que determina uma protusão do globo ocular.

Se você apresenta os sintomas citados acima, deve procurar um endocrinologista, pois o hipertireoidismo possui tratamento.

Sair da versão mobile