Bula do Sanasar Emulsão
Como o Sanasar Emulsão funciona?
Sanasar, quando aplicado topicamente (uso externo), em concentrações de 10% a 30%, atua, eficazmente e seletivamente, na escabiose (sarna) e pediculose (piolhos e lêndeas), destruindo o ecto-parasita causador da moléstia, sem prejudicar o hospedeiro.
Contraindicação do Sanasar Emulsão
O produto é contraindicado nos casos de hipersensibilidade ao benzoato de benzila, lesões da pele, feridas abertas, queimaduras ou condições que possibilitem maior absorção. Caso ocorra hipersensibilidade ao produto, consultar o médico.
O risco / benefício deve ser avaliado em inflamações epidérmicas agudas, escoriações abertas ou feridas com exsudato.
Como usar o Sanasar Emulsão
Diluir com água (crianças: 3 partes de água; idosos: igual volume de água) para amenizar a irritação local.
Tomar banho quente com o sabonete e, antes que o corpo esteja completamente enxuto, aplicar a emulsão no corpo inteiro abaixo do pescoço e deixar secar. Lavar o resíduo e reaplicar o produto em 24 horas. Para o tratamento do couro cabeludo, proceder à limpeza também com água quente e sabão, retirar o excesso de água e massagear o couro cabeludo com o produto, deixando secar naturalmente. Repetir o mesmo processo após 24 horas. Fazer a aplicação por 3 noites seguidas.
Sanasar Emulsão deve ser reaplicado por mais 8 a 14 dias, após a primeira aplicação, devido a possível reinfestação por permanência de ovos. Caso a pele apresente lesões, estas devem ser tratadas antes de iniciar o tratamento com benzoato de benzila.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Se houver interrupção do tratamento, pode ocorrer reinfestação.
Precauções do Sanasar Emulsão
Como normas gerais de higiene, recomenda-se:
- Ferver as roupas de cama e de uso pessoal, mantendo-as limpas;
- Manter as unhas curtas e limpas. No caso de pediculose (piolhos) e ftiríase (chatos), manter os cabelos curtos e limpos;
- Não coçar exageradamente e colocar luvas de proteção nas crianças;
- Evitar o contato com possíveis portadores e seus objetos de uso;
- Alertar os responsáveis pelas instituições coletivas frequentadas pelo portador do parasita.
Manter o produto longe dos olhos.
Evitar o contato do produto com os olhos e mucosas.
Evitar a contaminação de alimentos pelo produto.
Não reutilizar a embalagem vazia.
Reações Adversas do Sanasar Emulsão
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como vertigens, náuseas, vômitos, diarréias, cefaléias e reações cutâneas.
Irritação local. Embora raro, é possível ocorrer reações de hipersensibilidade ou absorção maior que o comum, tais como vertigem, cefaléia, náuseas, vômitos, diarréia, convulsões, dispnéias e reações cutâneas.
População Especial do Sanasar Emulsão
Gravidez e amamentação / Crianças
O uso em gestantes e crianças deve obedecer cuidados e observações rigorosos.
Não amamentar durante o tratamento.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez, na vigência do tratamento ou após o seu término.
Pacientes Idosos
Para amenizar a irritação local, deve-se diluir Sanasar emulsão em igual volume de água.
Composição do Sanasar Emulsão
Cada mL de Sanasar emulsão contém
Benzoato de benzila | 250 mg |
Veículo* q.s.p. | 1mL |
*Simeticona, ácido oléico, hidróxido de só- dio, metilparabeno, propilparabeno, laurilsulfato de sódio, essência de cravo, goma xantana, propilenoglicol e água deionizada.
Apresentação do Sanasar Emulsão
Emulsão tópica
Frasco com 100 mL
Uso adulto e pediátrico.
Uso externo.
Superdosagem do Sanasar Emulsão
No caso de ingestão acidental, o tratamento é, principalmente, de suporte. Deve se induzir ao vômito, nos indivíduos conscientes e realizar lavagem gástrica nos inconscientes.
No caso de superdosagem, os sintomas mais comuns são excitação central, dermatite de contato e retenção urinária. Procure orientação médica.
Interação Medicamentosa do Sanasar Emulsão
Não há relatos até o momento.
Interferência em exames
Não há relatos até o momento.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
Ação da Substância Sanasar Emulsão
Resultados da eficácia
Estudos demonstram que o tratamento com Benzoato de Benzila (substância ativa) é capaz de apresentar uma eficácia de 100% após uma única aplicação em até 24h e após três semanas de acompanhamento. Estudos revelam que quando diluído a 25% erradica os ácaros em três horas.
O Benzoato de Benzila (substância ativa) é frequentemente utilizado em diversos países para o tratamento de escabiose, uma vez que estudos revelam que este tratamento apresenta uma porcentagem de eficácia de 76%.
O Benzoato de Benzila (substância ativa) é tóxico para o sistema nervoso central dos ácaros e age nos ovos também. Revisões de literatura apresentam o Benzoato de Benzila (substância ativa) como um tratamento eficaz no combate da escabiose.
Em um estudo clínico o tratamento com Benzoato de Benzila (substância ativa) na concentração de 10% a 20% foi efetivo em tratar pacientes adultos e crianças que apresentavam coceira, prurido e irritação na pele causados por escabiose.
Características Farmacológicas
O Benzoato de Benzila (substância ativa) é utilizado eficazmente no tratamento da escabiose e pediculose. Seu efeito rápido e seguro fazem com que desapareçam prontamente todos os sintomas, inclusive o prurido, permitindo a cura na quase totalidade dos casos, com um único tratamento. A trolamina, garante perfeita penetração cutânea, facilitando o acesso aos túneis intradérmicos dos parasitas.
A forma de apresentação de Benzoato de Benzila (substância ativa) não é oleosa, possui cheiro aromático e normalmente, não irrita ou resseca a pele.
Cuidados de Armazenamento do Sanasar Emulsão
Conservar o produto em sua embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40°C). Manter sempre bem fechado.
O produto se conserva estável por um período de 24 meses, a partir da data da sua fabricação.
O prazo de validade está gravado nas embalagens. Não use medicamento com o prazo vencido.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Sanasar Emulsão
Data de fabricação, data de vencimento e lote: Vide cartucho.
Reg. n° M.S. 1.0689.0013
Farmacêutica Resp.:
Paula Carniel Antonio
CRF-RS 4228
Kley Hertz S.A – Indústria e Comércio
Rua Com. Azevedo, 224 – Porto Alegre – RS
C. N. P. J. nº 92.695.691/0001-03
Indústria Brasileira
Como aplicar em um jovem de 18 anos,qual a quantidade de agua e do sanasar,na bula nao diz a quantidde certo.ai fica dificil adivinhar