Bula do Santiplex B
Na pediatria em distúrbios do estado geral (falta de apetite, debilidade, dispepsia, perda de peso) em particular nos prematuros. Doença celíaca. Crosta láctea.
No tratamento das carências múltiplas de vitaminas do Complexo B e suas manifestações. Nas neurites e polineurites. Durante a gravidez e o aleitamento. Na dermatologia para melhorar o estado geral (eczema endógeno, furunculose, dermatites radioterápicas, medicamentosas ou profissionais, neurodermites, seborréia, lupus eritematoso, quelite,líquen plano, unhas friáveis, geladuras).
A fórmula encerra as vitaminas do Complexo B. Essas vitaminas atuam na célula nervosa e no sistema enzimático tomando parte em diversos processos metabólicos do organismo, agindo também como nutrientes.
Contraindicação do Santiplex B
Hipersensibilidade a qualquer uma das vitaminas do produto, principalmente a Tiamina.
Como usar o Santiplex B
Adultos e escolares
2-3 drágeas, 40-60 gotas ou 2 a 3 colheres de chá de xarope por dia.
Pré-escolares e lactentes
5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia.
Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
Precauções do Santiplex B
Não administrar a vitamina B6 com levodopa, a não ser que ela esteja associada a um inibidor da decarboxilase. Administrar com cuidado em casos de úlcera péptica.
Reações Adversas do Santiplex B
Nas doses indicadas o produto é bem tolerado.
Se ocorrer superdosagem podem manifestar-se sintomas gastrintestinais como diarréia, náusea, vômito e cólicas abdominais e reações cutâneas como urticárias e prurido, ou mesmo letargia.
Todos estes sintomas desaparecem com a suspensão do medicamento.
Interação Medicamentosa do Santiplex B
A Riboflavina reduz os efeitos da Levodopa e pode reduzir os níveis plasmáticos da fenitoína e do fenobarbital. Os contraceptivos orais podem provocar maior necessidade de Vitamina B6.