Dor para urinar e vontade excessiva de ir ao banheiro são sintomas comuns
Quando alguém sente dor ao urinar já sabe que algo não está bem. E é claro que o primeiro pensamento sempre é uma infecção urinária relacionada com a bexiga, os rins ou a própria uretra.
No entanto, esse pode não ser exatamente o seu problema. A dor ao urinar também é um sintoma da prostatite, uma inflamação na próstata, o órgão masculino que envolve parte da uretra e é responsável, principalmente, por produzir o líquido ejaculatório.
Existem diferentes tipos de prostatite. Entre as mais comuns, duas são causadas por infecções bacterianas e estão relacionadas a infecções urinárias, por isso a proximidade entre as condições. Mas cada tipo da doença apresenta também outros sintomas, o que pode ajudar a identificá-las.
Infecção na próstata: conheça os tipos mais frequentes de prostatite
Prostatite bacteriana aguda
Esse tipo de infecção na próstata, além da dor, aumenta a necessidade de urinar e muitas vezes o homem não consegue segurar a vontade. Além disso, mesmo urinando várias vezes, há uma dificuldade em esvaziar a bexiga.
Quadros de febre alta, mal-estar, calafrios, dores nas costas, nos músculos e nas articulações podem ser associadas a ela. O tratamento envolve antibióticos por 14 dias, no mínimo, mas pode precisar de internação caso o paciente já esteja apresentando uma obstrução intensa da urina.
Prostatite bacteriana crônica
É a infecção na próstata que evolui aos poucos e ocorre quando a infecção urinária é difícil de ser tratada, já que a bactéria continua no líquido que é produzido pela próstata.
Os sintomas são bem parecidos com a aguda, mas não há febre e ainda podem ocorrer dores depois de ejacular e sangue junto ao esperma.
A dosagem do antibiótico para esse tipo é mais longa, chegando até a 12 semanas. A cirurgia da uretra e da próstata pode ser necessária, mas esse casos são raros.
Prostatite não bacteriana e a síndrome da dor pélvica crônica
Como nesse caso ela não sucedeu uma infecção urinária por bactérias, a próstata apresenta uma inflamação que ainda não pode ser explicada pelos médicos, apesar de apresentar os mesmos sintomas das outras. E esse é o tipo mais comum da doença. J
á que não se caracteriza como uma infecção na próstata por falta de um agente bacteriano, os antibióticos são recomendados apenas no início do tratamento para tirar a dúvida de qual é o tipo de prostatite e porque pode, às vezes, aliviar alguns sintomas.
Bloqueadores alfa-adrenérgicos, relaxantes musculares, extratos vegetais e massagens podem também fazer parte do tratamento para reduzir a obstrução e drenar o conteúdo acumulado.