Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Stiemycin

Stiemycin é para uso em adultos e adolescentes. Não é indicado para uso em crianças.

Como Stiemycin funciona?

A eritromicina é um antibiótico que age combatendo o Propionibacterium acnes, principal microrganismo envolvido no desenvolvimento da acne (espinha).

Pode levar de seis a oito semanas antes que se notem os resultados de Stiemycin.

Contraindicação do Stiemycin

Este produto é contraindicado em pacientes hipersensíveis (alérgicos) à eritromicina, ou aos outros componentes da fórmula.

Como usar o Stiemycin

Aplicar Stiemycin com a ponta dos dedos duas vezes ao dia, após a pele ter sido bem lavada com água morna e sabonete. Deve ser aplicado em toda aa região da pele que costuma apresentar espinhas, não somente em cada lesão.

Após o uso de Stiemycin recoloque a tampa com firmeza, para impedir que o medicamento vaze ou evapore. Stiemycin contém ingredientes que ajudam o antibiótico a chegar na parte inferior dos folículos pilosos (poros onde nascem os pelos), local onde a acne tem início. Esses ingredientes deixam a pele úmida por alguns minutos após a aplicação. Deixe que o local da aplicação seque completamente antes de aplicar maquiagem. Pode-se notar um leve odor enquanto o produto seca, isto é normal.

Lave as mãos após a aplicação de Stiemycin.

Stiemycin deve ser aplicado somente na pele.

Devido à natureza inflamável de Stiemycin, evite fumar ou permanecer próximo à chama enquanto aplica o produto e imediatamente após o seu uso.

Cuidado para não aplicar gel em excesso. A aplicação em excesso ou em maior frequência não ajudará a fazer com que a acne desapareça mais rapidamente e poderá causar irritação adicional.

Deve-se fazer uso do medicamento de acordo com as instruções do seu médico por até, no máximo, seis meses.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Stiemycin?

Caso haja esquecimento de administração do medicamento, não aplique uma dose duplicada para compensar as doses esquecidas. Aplique a próxima dose no momento habitual.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Precauções do Stiemycin

Antes de utilizar Stiemycin seu médico precisa saber caso:

Você seja intolerante ou já tenha apresentado anteriormente alguma reação na pele ou alergia devido à eritromicina ou a qualquer outro ingrediente de Stiemycin, listado na composição.

Tenha histórico de doença inflamatória intestinal ou colite associada a antibiótico (diarreia prolongada, intensa ou sanguinolenta após uso de antibiótico).

Use Stiemycin somente na pele. Tome cuidado para que o produto não entre em contato com os olhos, narinas, boca ou lábios. Caso isso aconteça, enxágue bem com água.

Evite que Stiemycin entre em contato com áreas irritadas da pele, tais como cortes,arranhões, queimaduras solares ou pele lesionada (rompida).

Interações com outros medicamentos / produtos

Informe seu médico ou farmacêutico se você estiver utilizando algum outro medicamento, se utilizou recentemente, ou se começou a usar um novo medicamento agora. Isso inclui medicamentos isentos de prescrição e cosméticos.

Stiemycin pode afetar a maneira como outros medicamentos funcionam. Não aplique Stiemycin ao mesmo tempo que outros medicamentos tópicos para acne contendo clindamicina.

Não aplique Stiemycin ao mesmo tempo que outros produtos tópicos para acne a não ser que seu médico tenha recomendado.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Reações Adversas do Stiemycin

Como todos os medicamentos, Stiemycin pode causar reações adversas, mas nem todos os pacientes obrigatoriamente as terão.

Pare de usar Stiemycin e consulte um médico imediatamente se:

As seguintes reações adversas muito comuns foram relatadas (ocorre em pelo menos 1 de cada 10 dos pacientes que utilizam este medicamento):

Outras reações adversas raras (ocorre em até 1 de cada 1.000 pacientes que utilizam este medicamento) incluem:

Informe ao médico ou farmacêutico caso alguma dessas reações adversas listadas tornar-se grave ou incômoda ou se você observar alguma reação adversa não listada nesta bula.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial do Stiemycin

Gravidez e amamentação

Informe ao médico caso esteja grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Caso engravide durante o tratamento com Stiemycin, informe seu médico. Não use Stiemycin nosseios caso você esteja amamentando.

Categoria C: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Dirigir veículos e operar máquinas

Com base nas reações adversas do produto, não é esperado que as habilidades de dirigir e operar máquinas sejam afetadas.

Composição do Stiemycin

Cada grama do produto contém:

20 mg de eritromicina.

Excipientes:

álcool etílico, butil-hidroxitolueno, hiprolose.

Superdosagem do Stiemycin

Se você acidentalmente ingerir Stiemycin:

Não se espera que os ingredientes de Stiemycin sejam prejudiciais se ingeridos nas pequenas quantidades normalmente aplicadas na face. Se você acidentalmente deixar o produto entrar na sua boca, lave-a imediatamente com água em abundância. Procure aconselhamento médico se você ingerir mais do que uma pequena quantidade.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação Medicamentosa do Stiemycin

Drágea e Solução oral

Uma vez que a probenecida inibe a reabsorção tubular da eritromicina em animais, a manutenção dos níveis plasmáticos é prolongada. O tratamento com lincomicina ou clindamicina deve ser evitado em infecções devidas a microrganismos resistentes à eritromicina.

Foi demonstrado antagonismo entre a clindamicina e eritromicina. O uso de eritromicina em pacientes que estejam recebendo altas doses de teofilina pode estar associado a um aumento dos níveis séricos e do potencial de toxicidade da teofilina. No caso de toxicidade e/ou níveis séricos elevados de teofilina, a dose desta droga deve ser reduzida, enquanto o paciente estiver recebendo o tratamento concomitante com eritromicina.

Foi relatado que a administração concomitante de eritromicina e digoxina resultou em elevados níveis séricos de digoxina. Houve relatos de aumento dos efeitos anticoagulantes quando a eritromicina foi usada junto com os anticoagulantes orais. Os efeitos anticoagulantes aumentados devido a essa interação de drogas podem ser mais pronunciados nos idosos.

O uso concomitante de eritromicina e ergotamina ou dihidroergotamina foi associado em alguns pacientes com toxicidade aguda do ergot, caracterizada por vasoespasmo periférico grave e disestesia. Tem sido reportado que a eritromicina diminui o clearance do triazolam e do midazolam, podendo aumentar os efeitos farmacológicos desses benzodiazepínicos. O uso de eritromicina em pacientes que estejam tomando concomitantemente drogas metabolizadas pelo sistema citocromo P-450 pode estar associado com elevações dos níveis séricos destas drogas.

Há relatos de elevações de concentrações séricas das seguintes drogas, quando administradas concomitantemente com a Eritromicina (substância ativa):

Carbamazepina, ciclosporina, hexobarbital, fenitoína, alfentanil, disopiramida, bromocriptina e inibidores da HMG-CoA redutase tais como sinvastatina e lovastatina. As concentrações séricas destas e de outras drogas metabolizadas pelo sistema citocromo P-450 devem ser monitoradas cuidadosamente nos pacientes que estejam recebendo eritromicina.

Solução tópica

Não existem relatos de interações medicamentosas entre a eritromicina e outros medicamentos quando utilizada topicamente. Contudo, o uso concomitante de qualquer outro tratamento tópico para acne deve ser utilizado com cuidado pois, pode ocorrer reação irritante cumulativa, especialmente em se tratando de peeling, descamação ou drogas abrasivas.

Exclusivo Solução oral

Foram reportados níveis elevados de cisaprida em pacientes recebendo eritromicina e cisaprida concomitantemente. Isto pode resultar no prolongamento do intervalo QT e levar a sérias arritmias cardíacas, incluindo Torsades des Pointes, taquicardia ventricular e fibrilação ventricular. Mortes foram relatadas.

Ação da Substância Stiemycin

Resultados de Eficácia


Eficaz contra microrganismos sensiveis uma vez estabelecida a sensibilidade de acordo com culturas e testes de sensibilidade que devem ser realizados.

Características Farmacológicas


Descrição

A Eritromicina (substância ativa) é produzida por uma cepa de Streptomyces erythraeus e pertence ao grupo dos antibióticos macrolídeos. É básica e forma rapidamente sais com ácidos. A base, o estearato e os ésteres são muito pouco solúveis em água e são adequados para administração oral. Quimicamente, o estolato de Eritromicina (substância ativa) é o sulfato de dodecil 2-propionato de Eritromicina (substância ativa). A fórmula molecular é C40H71NO14. C12H26O4S, representando um peso molecular de 1.056,39. O estolato de Eritromicina (substância ativa) é o laurilsulfato de éster propionílico de Eritromicina (substância ativa). É um pó cristalino branco, quase inodoro. A substância é essencialmente insípida. Tem um pH entre 4, 5 e 7 em uma suspensão aquosa contendo 10 mg/mL.

Farmacologia Clínica

As Eritromicina (substância ativa) s são absorvidas no trato gastrintestinal e a biodisponibilidade das substâncias é variável, dependendo de uma série de fatores, tais como:

Dosagem e formulação da Eritromicina (substância ativa), estabilidade ácida do derivado, presença de alimento e tempo de esvaziamento gástrico.

Exclusivo Solução oral

O estolato de Eritromicina (substância ativa) administrado por via oral é rápida e confiavelmente absorvido. Devido à estabilidade ácida, os níveis séricos são comparáveis, seja tomado em jejum ou após a alimentação. Após uma dose única de 250mg, as concentrações sanguíneas médias foram de 0,29, 1, 1,2 e 2 mcg/mL após 2, 4 e 6 horas, respectivamente. Após uma dose de 500 mg, as concentrações sanguíneas médias foram de 3,0, 1,9 e 0,7 mcg/mL após 2, 6 e 12 horas, respectivamente. Após a administração oral, os níveis séricos do antibiótico consistem em Eritromicina (substância ativa) base e éster propionílico de Eritromicina (substância ativa).

O éster propionílico continua a hidrolisar-se em Eritromicina (substância ativa) base, mantendo um equilíbrio de aproximadamente 20% da base e 80% do éster no soro. Após a absorção, a Eritromicina (substância ativa) difunde-se rapidamente pela maioria dos líquidos orgânicos.

Na ausência de inflamação das meninges são normalmente encontradas baixas concentrações no líquido cefalorraquidiano; porém, a passagem da droga através da barreira hematoencefálica aumenta nas meningites. Na presença de função hepática normal, a Eritromicina (substância ativa) é concentrada no fígado e excretada na bile; o efeito da disfunção hepática sobre a excreção da Eritromicina (substância ativa) pelo fígado na bile é desconhecido.

Menos de 5% da dose administrada oralmente é recuperada na urina em forma ativa. A Eritromicina (substância ativa) atravessa a barreira placentária; porém, os níveis plasmáticos fetais são baixos. A droga é excretada no leite humano.

Microbiologia

A Eritromicina (substância ativa) inibe a síntese protéica sem afetar a síntese do ácido nucleico. Algumas cepas de Haemophilus influenzae e estafilococos têm demonstrado resistência à Eritromicina (substância ativa) . Algumas cepas de H. influenzae que são resistentes in vitro à Eritromicina (substância ativa) são sensíveis à associação de Eritromicina (substância ativa) e sulfas. Devem ser feitas culturas e testes de sensibilidade. Se for usado o teste de sensibilidade pelo método de Bauer-Kirby dos discos de papel em placa, um disco de 15 mcg de Eritromicina (substância ativa) deve produzir um diâmetro de halo de inibição de no mínimo 18 mm, quando testado contra uma bactéria sensível à Eritromicina (substância ativa). Foi demonstrado antagonismo entre a clindamicina e Eritromicina (substância ativa).

Cuidados de Armazenamento do Stiemycin

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C).

Mantenha o produto firmemente fechado quando não o estiver utilizando. Conteúdo inflamável. Mantenha Stiemycin longe do fogo ou fontes de calor.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas

Stiemycin é um gel homogêneo incolor.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Stiemycin

MS 1.0675.0012

Farm. Resp.:

Soraya Nogueira Marques
CRF-SP 71.235

Registrado por:

Laboratórios Stiefel Ltda.
R. Prof. João C. Salem, 1077 – Guarulhos – SP
CNPJ: 63.064.653/0001-54 – Indústria Brasileira

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC):

0800 7043189
sac@stiefel.com.br
www.stiefel.com.br

Venda sob prescrição médica.

Sair da versão mobile