Quando se pensa em alimentação para os dias de folia, logo se tem ideia de que precisamos de alimentos energéticos, o que é claro, uma verdade. Mas não podemos nos esquecer de nos hidratarmos adequadamente, uma vez que desidratados temos maior sensação de cansaço e sonolência. Além disso, não podemos nos esquecer que além da energia, os alimentos também contém micronutrientes e substâncias que são determinantes para o adequado funcionamento das nossas “engrenagens”.
Nesse caso específico, não podemos esquecer por exemplo das vitaminas do complexo B e dos antioxidantes.
Vamos analisar cada um deles?
Alimentos fontes de energia
Para manter o pique durante o carnaval, não podemos nos esquecer dos carboidratos, nutrientes muitas vezes hostilizados nas dietas de emagrecimento, mas que são as nossas “fichas” quando pensamos em energia.
Os alimentos que contém uma boa quantidade de carboidrato, chamados de alimentos-fonte, devem fazer parte de todas as nossas refeiçoes nesse momento.
Durante os dias de festa, devemos priorizar alimentos que contenham carboidratos de fácil digestão, que liberem esse energia para ser prontamente utilizada. São sugestões: os pães, as massas, o arroz e doces (principalmente a base de frutas). Mas para que essa energia não seja tão prontamente liberada e perdure por mais tempo, procure acompanhar de legumes e verduras cozidos e alguma fonte de proteína também de mais fácil digestão, como o peixe, o frango e as carnes magras.
Já para a ultima refeição do dia, talvez não precisemos desa energia tão rápida e podemos optar por alimentos com digestão mais lenta para refazer nossas reservas. Daí seriam opções os pães e massas integrais e os tubérculos.
Frutas e hidratação
As frutas são excelentes pedida para a alimentação do folião.
Elas contém os carboidratos que precisamos quando pensamos na energia necessária e ainda são muitas vezes excelentes reservatórios de água e micronutrientes!
Ótimos exemplos são: melão,melancia, abacaxi, frutas cítricas suculentas (mexerica e laranja por exemplo)
As frutas também possuem carboidratos com diferentes velocidades de absorção e por isso também conseguimos “brincar” com elas de acordo com a velocidade que precisamos de energia.
Se precisarmos de energia imediatamente, devemos lançar mão das frutas de alto indice glicêmico: abacaxi, manga, melão, melancia, uvas passas.
Veja uma sugestão:
Suco de melancia com abacaxi e hortelã
- 1 fatia média de melancia
- 1 fatia de abacaxi sem o miolo
- 2 folhas de hortelã
- 1 copo de água
- 2 pedras de gelo
Bater tudo no liquidificador, coar e tomar na hora!
Por outro lado, pensando naquela ultima refeição, quando estivermos refazendo nossos estoques para o dia seguinte, a melhor opção seriam as frutas de baixo índice glicêmico. São exemplos: ameixa fresca, cereja, damasco seco, morangos, maça, pera (maçã e pera, melhor se consumir com a casca)
Que tal provar esse?
Suco de morango com pera
- 6 morangos
- 1/2 pera
- 1 copo de água
- 2 pedras de gelo
Também é só bater tudo no liquidificador
Vale lembrar que os sucos são ótimas alternativas para hidratação, mas não podemos nos esquecer da boa e velha ÁGUA!
A água é essencial para que a maior parte das reações do nosso organismo ocorram e a nossa percepção da sede nem sempre é muito eficaz. Por isso, vale estar sempre ligado na nossa ingestão de líquidos durante o dia, procurando sempre incluir a água nas prioridades, em especial no calor e se a pessoa estiver literalmente pulando muito no carnaval!
A Atividade física no calor aumenta em muito a nossa demanda de água!
Micronutrientes
Como dito lá em cima, os micronutrientes ajudam todas as reações do nosso organismo.
Pular o carnaval, também pode ser considerado um exercício e por conta disso aumenta a demanda do nosso organismo também por micronutrientes.
Um bom exemplo são os compostos antioxidantes. Algumas vitaminas e minerais tem ação antioxidante, como as vitaminas A e C , por exemplo.
Os antioxidantes têm a nobre função de combater os radicais livres formados nas reações do nosso corpo. essa produção de radicais livres ocorre normalmente mas é bem aumentada com o exercício.
Os alimentos de origem vegetal mais ricos nesses compostos antioxidantes são:
- Vitamina A e beta caroteno: abobora, agrião, batata doce, couve, damasco, cenoura, manga, mamão, pimentão vermelho e tomate.
- Vitamina C: acerola, goiaba, laranja, limão, kiwi, morango, mexerica
Uma dica para combiná-los:
Suco antioxidante
- 3 laranjas
- 1/2 cenoura
- 2 galhos de agrião
- 1/2 folha de couve
- gelo
Espremer o suco da laranja e bater com os demais ingredientes. Está pronto!
Complexo B
As vitaminas do complexo B estão diretamente relacionadas às reações orgânicas de obtenção de energia. Assim, nesse período de demanda aumentada, não podemos nos esquecer de incluir alimentos fontes deles.
São exemplos: abacate, banana, batata, carnes, couve, feijão, frango, feijão, germe de trigo,leite e derivados, ovos e peixes.
Smoothie B
- 1/2 abacate
- 1 banana
- gotinhas de limão
Amasse o abacate com a banana e coloque as gotas de limão. fica uma delícia!!!!!!!!
Parece muita coisa???
Calma… como você pode perceber, os nutrientes estão espalhados pelos alimentos. Se tivermos uma alimentação bem variada e o mais próximo do natural possível, certamente atenderemos às nossas demandas nutricionais, tanto agora no carnaval, como nos demais dias do ano! Aproveite!