Dormir bem é fundamental para recuperar as energias e regular o metabolismo. Mas muita gente tem um sono agitado, o que dificulta esse momento de descanso e pode trazer grandes prejuízos em médio e longo prazos.
Se você se sente cansado, com sono durante o dia ou tem dificuldade de concentração, isso já pode ser um problema. Entenda quais são as causas e como tratar os distúrbios do sono.
O que caracteriza um sono agitado?
Já foram identificados mais de 100 tipos de distúrbios do sono e eles se diferenciam de acordo com as características apresentadas pelo paciente. Todos, porém, prejudicam a qualidade geral do sono e a saúde — e podem ser divididos em:
- dificuldade de ficar acordado;
- comportamento estranho durante o sono;
- sono irregular;
- dificuldade para dormir e continuar dormindo.
Nesses grupos estão incluídos problemas como o sonambulismo e a insônia. Esta última, por sinal, representa não só a dificuldade para dormir, como também de permanecer dormindo ou a falta de regularidade do sono.
Ou seja, qualquer pessoa que não dorme de 6 a 8 horas constantemente — e com tranquilidade —, pode ter algum distúrbio.
Quais são as principais causas?
As causas para o sono agitado são tão diversas quanto os tipos de distúrbios. Alguns dos fatores mais comuns são:
- doenças ou indisposição física;
- ansiedade e estresse;
- depressão;
- apneia do sono;
- epilepsia;
- uso de medicamentos (efeito colateral);
- ingestão de álcool ou drogas;
- tabagismo;
- consumo excessivo de cafeína e outros estimulantes;
- ambiente incômodo (luz ou barulho em excesso, por exemplo);
- cama desconfortável;
- inconsistência no horário de dormir;
- cochilos durante o dia;
- deitar-se muito cedo ou tarde.
É claro que alguns desses problemas podem ser facilmente resolvidos, como é o caso de ter um lugar mais adequado e escolher um horário fixo ou mudar de hábito, como parar de fumar.
Em outros casos, no entanto, só é possível melhorar a qualidade do sono com um tratamento apropriado.
Como fazer o tratamento para distúrbio do sono?
O diagnóstico de um distúrbio do sono pode ser demorado. É preciso fazer uma investigação detalhada de todas as causas. Por isso, é preciso ir para a consulta médica já com todas essas informações em mãos — sintomas, hábitos e histórico de doenças — e preparado para responder a muitas perguntas.
O médico pode pedir, inclusive, para assistir ao sono do paciente em um laboratório especializado. Dessa forma, é possível determinar um tratamento mais adequado para o distúrbio. Por exemplo: a apneia deve ser tratada com o uso de aparelhos, enquanto para a insônia pode ser indicada alguma medicação — lembrando que não se deve tomar remédios sem indicação médica.
É importante salientar, ainda, que muitos distúrbios podem ser tratados com mudanças no comportamento e com a adoção de hábitos saudáveis. Um sono agitado pode ser o indicativo de outros problemas que comprometem a rotina e a saúde. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais do seu corpo. Se você já acorda cansado, pode ser que tenha um sono de má qualidade.
Em alguns momentos, um psicólogo pode ajudar no tratamento de ansiedades e estresse, problemas que causam a dificuldade para dormir.
Se esse é o seu caso, marque uma consulta com um psicólogo bem perto de você.