A alergia pode ser entendida como toda reação do nosso corpo a uma substância considerada estranha por ele, em qualquer momento da vida. Portanto, uma pessoa que nunca teve alergias antes, pode apresentar sintomas esporadicamente.
Então, para entender as causas disso e até evitar novas crises, é indicado fazer um teste de alergia.
Alérgenos e tipos de alergias
A reação alérgica pode ser iniciada por diversos fatores. Por isso, as alergias são divididas conforme os tipos dos alérgenos, ou seja, suas causas:
- alimentares: leite, ovos, camarão, siri, chocolate, amendoim, castanhas em geral, aveia, trigo;
- inalatórias: poeira, pólen, penas, lã, pelos de animais, fungos;
- dermatológicas: bijuterias, cosméticos, protetores solares, produtos de limpeza;
- medicamentosas: anti-inflamatórios, antibióticos, pomadas, colírios etc.
Os sintomas das alergias também podem variar bastante. Apesar da coceira ser um dos sintomas mais comuns, alguns pacientes podem apresentar até enjoos e dores abdominais.
Para validar ou descartar a suspeita e até identificar o tipo de alérgeno, o médico especialista pode solicitar diferentes exames.
Teste de alergia: 4 teste mais conhecidos
As crises alérgicas tendem a ser mais fortes a cada vez que a pessoa entra em contato com o que a provoca. Elas podem ser leves, muito graves e até colocar a vida em risco.
1 – Teste Prick ou de puntura
O antebraço do paciente é limpo com álcool e são pingadas uma ou duas gotas dos alérgenos a serem testados. Depois, é feita uma picada leve (puntura) no local de cada gota.
Se houver reação positiva (vermelhidão, inchaço) na área de alguma daquelas gotas, diz-se que a pessoa é alérgica àquela substância. Esse teste é aplicado na suspeita de alergia alimentar ou inalatória. É um teste seguro, rápido e não causa dor.
2 – Teste de contato
Os alérgenos testados são colocados em pequenas câmaras já coladas em uma fita micropore. Essas fitas têm espaço para até 10 alérgenos – e elas são coladas nas costas do paciente por 48 horas. Após esse tempo, as fitas são retiradas.
O alergologista pode pedir que a pessoa passe mais 24 horas sem se expor ao sol.
Esse teste é utilizado para verificar a alergia a qualquer substância (incluindo reações a cosméticos) e pode causar reações intensas – que precisam de tratamento médico adequado.
3 – Teste intradérmico
Com o auxílio de uma seringa de agulha fina, uma amostra do alérgeno é injetada sob a pele. A reação pode ser verificada em poucos minutos ou em até 24 horas.
O teste intradérmico pode detectar reações alérgicas alimentares, inalatórias ou medicamentosas.
É um teste bem sensível e que também pode ser utilizado para saber se o paciente já recebeu determinadas vacinas.
Por ter o alérgeno injetado na pele, esse teste pode causar reações intensas.
4 – Exame de sangue
Exame onde é feita a coleta de uma amostra de sangue para procurar anticorpos para o alérgeno. Quando não há certeza de qual substância é o alérgeno, então, é necessário realizar o exame para várias delas.
Esse teste é usado nos casos em que a pessoa já apresentou uma reação severa anteriormente – ou quando todos os outros exames não apresentaram resultados conclusivos.
Faça todos os seus exames no dr.consulta
Aqui no dr.consulta você encontra teste de alergia, exames clínicos, exames de imagens e muitos outros. São mais de 3.000 exames disponíveis para ajudar nos cuidados preventivos com a saúde, com o diagnóstico e tratamento.
Com a assinatura do Cartão dr.consulta você e toda família podem fazer todos os exames em nossas unidades com descontos de 30%. Conheça todos os benefícios exclusivos que os assinantes têm: