O Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido também como TOC é caracterizado, essencialmente, por pensamentos e impulsos involuntários do indivíduo que invadem sua consciência a ponto de não deixá-lo no controle de certas situações.
As obsessões podem vir de inúmeros motivos, que sempre levam a pessoa a tomar atitudes extremas e repetidas por medo de algo que elas mesmas criaram.
No texto de hoje, vamos abordar alguns dos sintomas mais comuns de quem sofre de TOC. Aqui, você vai ver quais são as preocupações e atitudes mais frequentes de quem passa por esse tipo de transtorno e entender melhor o que fazer para ajudá-lo. Acompanhe!
As 5 formas mais comuns de manifestação do Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
1. Lavar as mãos excessivamente
A preocupação com germes e bactérias que podem estar no corpo é uma das formas mais frequentes de manifestação do Transtorno Obsessivo Compulsivo.
O indivíduo que sofre desse transtorno aumenta a real dimensão do problema de se ter microrganismos no corpo, manifestando o desejo obsessivo de se livrar deles.
Dessa forma, começa então a ter hábitos de higiene frequentes e repetitivos, como lavar as mãos mais de uma vez antes de almoçar, tomar muitos banhos por dia e até lavar os cabelos mais de uma vez por dia.
2. Limpar o mesmo lugar por repetidas vezes
Da mesma forma que a preocupação exagerada com o corpo “sujo” acomete quem sofre de TOC, o mesmo pode acontecer com a limpeza da casa e do ambiente de trabalho.
A pessoa pode focar toda sua atenção da preocupação exagerada de se viver em um local com milhares de microrganismos.
Assim, começa a manifestar essa preocupação de forma repetida, passando pano no chão diversas vezes por dia, limpando tudo exageradamente.
3. Olhar várias vezes se fechou a porta ou tirou objetos da tomada
Outra forma do TOC se manifestar que também é muito popular em quem sofre desse transtorno é a frequente preocupação em saber se deixou a casa bem trancada e com todos os aparelhos eletrônicos fora da tomada.
Isso faz com que a pessoa verifique inúmeras vezes antes de sair de casa se tudo está da maneira como ela precisa. Ela também pode desenvolver regras mentais
4. Arrumar quadros e itens que pareçam tortos
Outras pessoas podem desenvolver certa obsessão por objetos tortos e não geometricamente posicionados. Nesse caso, elas passam grande parte do tempo, em qualquer lugar em que estiverem, “consertando” a posição de quadros, itens de decoração e até móveis.
5. Estabelecer um número de repetições para as tudo
O TOC se manifesta, normalmente, na frequência de ações que o indivíduo produz, independente da causa ou motivo pelo qual ele está obcecado no momento. Inclusive, muitas pessoas que sofrem desse transtorno podem estabelecer “regras pessoais”, como verificar se as portas estão fechadas 5 vezes ou lavar as mãos 3 vezes antes de comer.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo pode ser uma forma de manifestação de ansiedade e pode prejudicar muito a vida de quem sofre dele. Por isso, é muito importante ficar atento ao comportamento de quem tem o TOC e incentivar a pessoa a procurar ajuda médica.
Esse transtorno tem cura e pode proporcionar uma qualidade de vida muito melhor, para quem sofre e também para as pessoas que estão à volta de quem passa por isso.
Para tratar o TOC, a ajuda de um psiquiatra é fundamental. Encontre aqui alguns dos melhores profissionais para ajudar no tratamento.