Na Medicina, a palavra tratamento remete ao conjunto de meios e terapias empregadas para determinado fim. Logo, o tratamento odontológico é voltado para a prática de procedimentos realizados por um profissional da Odontologia.
Isso se dá tanto para aliviar sintomas já conhecidos, quanto para evitar novas causas das dores de dentes indesejadas ou do desconforto bucal. E na linha dos autocuidados, essas técnicas também podem ser utilizadas para elevar a autoconfiança e autoestima de pessoas em qualquer idade.
Quem deve fazer um tratamento odontológico?
A realização de um tratamento odontológico deriva da real necessidade de cada pessoa e, portanto, tem como exigência a indicação de um dentista.
A recomendação vem depois de uma avaliação odontológica básica cujo objetivo é verificar os principais aspectos da saúde bucal. Em resumo: a aparência e condição dos dentes, gengiva, língua e outras estruturas internas são analisadas para determinar o tipo de tratamento odontológico específico.
Enquanto alguns pacientes buscam essa opção para fins estéticos, outros priorizam a melhoria de sorriso, por isso não é possível generalizar o procedimento.
Principais áreas de tratamentos odontológicos
Como a Odontologia é uma área vasta que atende desde crianças, até adultos, também oferece uma diversidade de tratamentos, normalmente divididos entre:
Endodontia
É nessa área que é feito o tratamento de canal, tão popular hoje em dia. Por mais que se fale sobre o tratamento, é a partir dessas consultas de rotina que muitas doenças da polpa do dente são identificadas ainda em estágio inicial, sendo então um método preventivo.
Vale lembrar que essa é uma das três partes da formação dos dentes que, quando afetada, pode inflamar facilmente e interferir no dia a dia por gerar alta sensibilidade.
Procedimentos comuns
- curetagem da pulpar;
- pulpotomia;
- tratamento de canal;
- tratamento expectante.
Implantodontia
É aqui que os implantes dentários ganham destaque. Recomendado para quem perdeu um ou mais dentes, essa prática é responsável pela rápida reposição do dente e, na maioria das vezes, pela recuperação autoestima dos pacientes com sorrisos falhos.
Esse suporte é essencial para a implementação das próteses dentárias (dentaduras, coroas, ou pontes), que restauram a função mastigatória.
Procedimentos comuns
- implante dentário unitário;
- implante dentário com prótese protocolo;
- implante zigomático;
- mini implantes dentários.
Odontopediatria
A odontologia também tem uma área pediátrica: é a Odontopediatria. Essa iniciação no dentista auxilia na aprendizagem da escovação e na educação para a saúde bucal desde a infância.
Procedimentos comuns
- aplicação de flúor;
- tratamentos ortodônticos;
- extração de dentes;
- limpeza.
Ortodontia
Destinado para pacientes que precisam corrigir os dentes, essa especialidade é focada na colocação e manutenção de aparelhos ortodônticos.
Geralmente, esse tratamento odontológico se torna mais urgente quando impacta a mordedura, ou seja, a mordida. Outros motivos comuns para a procura são: desalinhamento ou espaçamento dos dentes, disfunções da arcada dentária e dores na mandíbula.
Procedimentos comuns
- alinhador ortodôntico;
- aparelho fixo;
- aparelho estético;
- aparelho lingual.
No dr.consulta você pode fazer desde limpezas, até a colocação de aparelhos e próteses dentárias. Assine o Cartão dr.consulta com Odontologia e tenha descontos exclusivos em todos os procedimentos odontológicos:
Periodontia
Na periodontia são prevenidas, diagnosticadas e tratadas as principais enfermidades que impactam diretamente as estruturas e tecidos dos dentes.
Conhecidas como doenças periodontais vão de casos considerados “mais simples” (como a gengivite que é a inflamação da gengiva), até casos mais graves como a periodontite – que é uma evolução dessa inflamação que pode levar até a perda dos dentes.
Procedimentos comuns
- terapia cirúrgica;
- terapia básica periodontal (raspagem);
- terapia periodontal de suporte.
Odontologia preventiva
Pensar na manutenção da saúde bucal é uma missão individual. Assim como em outras frentes, a odontologia preventiva tem como foco a detecção de possíveis doenças antecipadamente.
Olhando pelo lado estritamente financeiro, isso implica em gastar menos, ao evitar fazer tratamentos desnecessários. Agora pelo lado da saúde, é focar no bem-estar, prevenindo dores de dentes, incômodos e outros casos mais graves.
Embora isso impacte na questão estética, perder um dente é o menor dos desafios. É preciso lembrar que as doenças buscais interferem na qualidade de vida, no sono, na alimentação, na interação social, levando a outras patologias. Esse cuidado precisa fazer parte da rotina. Agende um dentista e faça uma consulta preventiva em uma das nossas unidades.
Fontes: