A miopia é um problema de visão relativamente comum caracterizado pela dificuldade de enxergar objetos distantes. É uma condição que atinge tanto crianças quanto adultos e pode ser hereditária, ou seja, passada dos pais para os filhos.
Em geral, a miopia é um problema de baixa gravidade, mas pode comprometer a qualidade de vida e o aprendizado das crianças, quando o diagnóstico é tardio. Continue a leitura e conheça os sintomas e o tratamento para miopia.
O que acontece com os olhos de quem tem miopia?
Tudo o que enxergamos é formado pela refração da luz ambiente, que atravessa o globo ocular, chega à retina e se transforma em imagens. Essas informações são transmitidas ao cérebro, que faz a tradução e nos permite enxergar tudo ao nosso redor.
Quem possui miopia, tem uma alteração na focalização das imagens, sendo que elas se formam à frente da retina, fazendo com que as imagens sejam formadas à frente da retina. Assim, é transmitido ao cérebro uma informação alterada da imagem, que fica turva e embaçada.
Quais são os sintomas da miopia?
O principal sintoma da miopia é a dificuldade para ver de longe, já que há um erro de foco na formação das imagens. Semicerrar os olhos é um dos primeiros sinais que os pais e professores percebem nas crianças com miopia.
O esforço pode causar, ainda, dores de cabeça e fadiga ocular, conhecida como vista cansada.
Qual é o tratamento para miopia?
A miopia pode ser tratada com lentes corretivas e por meio de cirurgia. Lembrando que o melhor tratamento deve ser avaliado pelo oftalmologista.
Lentes corretivas — óculos e lentes de contato
Os óculos podem ser usados por crianças e adultos de qualquer idade. Já as lentes de contato só podem ser utilizadas a partir dos 15 anos — é necessário um cuidado maior com a higiene e com as trocas periódicas para evitar inflamações, infecções e outros problemas devido ao mau uso.
As lentes corretivas para miopia são divergentes e côncavas. Elas agem separando, ligeiramente, os raios luminosos que chegam aos olhos. Dessa forma, elas corrigem a refração e permitem a formação de uma imagem clara na retina.
Tratamento cirúrgico
A possibilidade de se livrar dos óculos e das lentes de contato é um dos grandes atrativos para quem deseja tratar a miopia cirurgicamente — especialmente os pacientes com graus mais elevados.
Em geral, para fazer uma cirurgia de correção da miopia, é necessário:
- ter mais de 21 anos (idade em que o grau tende a se estabilizar);
- estar com o grau estável há mais de um ano;
- não ter qualquer outro problema de visão que contraindique o procedimento.
Para realizar a cirurgia com segurança, o oftalmologista pede exames, principalmente para avaliar a curvatura e a espessura da córnea e descartar qualquer contraindicação.
Cirurgia Refrativa a Laser
A cirurgia refrativa a laser é um dos métodos mais modernos para correção de problemas refrativos, podendo ser usada para corrigir, além da miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.
A cirurgia refrativa é realizada em centro cirúrgico, com o uso de um anestésico local em gotas. O laser é utilizado para alterar a curvatura e a espessura da córnea, e com isso alterar a focalização da imagem formada na retina.
Atualmente, há dois tipos de técnicas de cirurgia refrativa: PRK ou LASIK. O médico oftalmologista irá indicar a técnica mais adequada para cada paciente baseando-se em vários fatores, principalmente com o grau a ser tratado e espessura e curvatura da córnea.
A recuperação é relativamente rápida e dependerá da técnica indicada.
Precisa de tratamento para miopia? Agende uma consulta com um de nossos oftalmologistas e conheça a melhor opção para o seu caso.