Bula do Tricangine A
Como Tricangine A funciona?
Tricangine A é um medicamento a base de mepartricina (SPA) e tetraciclina. Apresenta um amplo espectro de ação contra Trichomonas vaginalis e/ou Candida albicans, associados a infecções bacterianas mistas.
A administração da mepartricina é eficiente para o tratamento da candidíase e tricomoníase vaginais, sejam elas isoladas ou mistas. Sua ação é rápida e eficaz sobre estes agentes patógenos, além de melhorar os sintomas clínicos de inflamação, coceira, corrimento, ardor para urinar e dor no ato sexual, que quase sempre acompanham essas vulvovaginites.
A mepartricina possui elevada ação contra leveduras e fungos (Candida albicans, Cryptococcus neoformans, Aspergillus fumigatus, Torulopsis glabrata) e alguns protozoários (Trichomonas vaginalis, Tri tri chomonas foetus, Pentatrichomonas hominis, Leishmania donovani), mas praticamente não exerce efeito sobre bactérias grampositivas e gram-negativas. A mepartricina atua localmente na mucosa vaginal e não é absorvida. A principal ação da tetraciclina é o efeito antimicrobiano bacteriostático contra infecções vaginais causadas por Chlamydia trachomatis e, além disso, exerce efeito contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. O uso da tetraciclina combinado com a mepartricina impede o surgimento de possíveis infecções por fungos decorrentes de tratamento antimicrobiano. Os efeitos terapêutico do uso vaginal de Tricangine A podem ser observados nos primeiros dias de aplicação, com melhora significativa dos sintomas em 3 a 4 dias de uso.
Este medicamento apresenta, além da ação direta de seus componentes, um efeito combinado de ação entre a mepartricina e a tetraciclina, dirigido contra o Trichomonas vaginalis, permitindo assim uma erradicação mais completa deste protozoário no meio vaginal. Tricangine A age rápida e eficazmente contra o agente causador da infecção e sobre os vários sintomas clínicos (ardor, coceira, corrimento, etc.), que quase sempre acompanham as inflamações vaginais de causa micótica, protozoária e bacteriana.
Contraindicação do Tricangine A
Tricangine A é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade à mepartricina, às tetraciclinas ou a qualquer componente da fórmula.
Como usar o Tricangine A
Introduzir um aplicador cheio (5g) por noite, profundamente na vagina, durante 15 dias consecutivos.
Instruções de uso:
Para sua segurança, a bisnaga está hermeticamente lacrada. Esta embalagem não requer o uso de objetos cortantes.
A bisnaga contém quantidade suficiente para 15 aplicações. O aplicador preenchido até a trava do êmbolo consome, por dose, a quantidade máxima de 5 g do produto, considerando-se inclusive o resíduo que permanece no mesmo. O conteúdo de Tricangine A é calculado para 15 dias de tratamento contínuos ou a critério médico
- Lavar as mãos antes e após o uso deste medicamento e evitar o contato direto das mãos com o local de aplicação.
- Retire a tampa da bisnaga.
- Perfure o lacre da bisnaga, introduzindo o bico perfurante da tampa.
- Rosqueie completamente a cânula do aplicador ao bico da bisnaga (fig. 1).
- Segure a bisnaga com uma das mãos, e com a outra puxe o êmbolo do aplicador até que encoste ao final da cânula.
- Com o êmbolo puxado, aperte vagarosamente a base da bisnaga com os dedos, de maneira a empurrar o creme e preencher a cânula do aplicador até a trava.
Atenção:
aperte a bisnaga com cuidado para que o creme não extravase o êmbolo (fig. 2).
- Desrosqueie o aplicador e feche a bisnaga.
- Introduza delicadamente a cânula do aplicador na vagina (como se fosse um absorvente interno), o mais profundamente possível, e empurre o êmbolo, até esvaziar o aplicador (fig. 3).
- A aplicação faz-se com maior facilidade estando a paciente deitada de costas, com as pernas dobradas e os joelhos afastados.
- A cada aplicação, utilizar um novo aplicador e após o uso, inutilizá-lo.
Recomendações de uso:
O uso do produto não deve ser interrompido durante o fluxo menstrual. Lavar bem as mãos antes e de pois das aplicações com Tricangine A. Para aplicar o medicamento, devem ser seguidas as orientações do item instruções de uso. É recomendada, durante o tratamento medicamentoso local a abstinência sexual com a finalidade de sucesso terapêutico. TricangineA pode causar alterações da coloração original de peças íntimas durante o uso, sendo recomendada a utilização de protetor diário.
Ingestão acidental:
Em casos de ingestão acidental, entre imediatamente em contato com seu médico, ou procure um prontosocorro, informando a quantidade ingerida, horário da ingestão e os sintomas.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Tricangine A?
Se uma aplicação for omitida, você deve aplicar essa dose logo que possível, salvo se for quase hora da próxima dose. Se for quase hora da sua próxima dose, esperar até o horário do medicamento ser aplicado habitualmente. Pule a dose perdida. Você não deve usar duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Precauções do Tricangine A
Não há até o momento estudos específicos sobre a absorção da mepartricina e da tetraciclina via vaginal. O uso do produto não deve ser interrompido durante o fluxo menstrual. Lavar bem as mãos antes e depois das aplicações deste medicamento. Para aplicar o produto, devem ser seguidas as orientações do item instruções de uso. É recomendada, durante o tratamento medicamentoso local a abstinência sexual com a finalidade de sucesso terapêutico. Tricangine A pode causar alterações da coloração original de peças íntimas durante o uso, sendo recomendada a utilização de protetor diário.
Não há estudos a respeito da tolerabilidade da mepartricina concomitantemente à insuficiência renal e hepática. Como sua absorção por via vaginal é praticamente inexistente, não há diferenças posológicas recomendadas para essas situações.
Não há relatos de interações medicamentosas significativas com uso de Tricangine A, uma vez que a absorção dos componentes da fórmula é praticamente inexistente..
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Reações Adversas do Tricangine A
Como a absorção dos componentes da formulação de Tricangine A é praticamente inexistente, as reações adversas relatadas são apenas locais.
A administração vaginal de mepartricina pode ocasionar uma discreta e transitória sensação de ardor vaginal. Se a sensação for intensa o tratamento deve ser suspenso.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
População Especial do Tricangine A
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Composição do Tricangine A
Cada grama de Tricangine A contém:
Mepartricina | 5000UI |
Tetraciclina | 18,49mg (Equivalente a 20mg de cloridrato de tetraciclina) |
Excipientes:
álcool cetílico, butil-hidroxianisol, edetato dissódico di-hidratado, éster poliglicólico de ácidos graxos, lanolina, metabissulfito de sódio, monoestearato de glicerila auto-emulsionável, óleo de amêndoas, propilenoglicol e água purificada.
Superdosagem do Tricangine A
Até o momento não foram observados casos de superdosagem com o produto. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.
Interação Medicamentosa do Tricangine A
Não há, até o momento, relatos de interações medicamentosas com o produto.
Ação da Substância Tricangine A
Características Farmacológicas
Farmacodinâmica
Mepartricina + Tetraciclina (substância ativa) é um medicamento a base de mepartricina (SPA) e tetraciclina. Apresenta um amplo espectro de ação contra Trichomonas vaginalis e/ou Candida albicans, associados a infecções bacterianas mistas. A mepartricina é um antibiótico semi-sintético poliênico (heptaênico), isolado nos Laboratórios de Pesquisa da SPA, a partir de cepas de Streptomyces aureofaciens. Atua eficazmente contra Trichomonas vaginalis, contra Candida albicans e também contra a associação de ambos os microrganismos.
A tetraciclina é um antibiótico de amplo espectro que atua simultaneamente sobre germes Gram-positivos e Gram-negativos, causadores das vaginites bacterianas inespecíficas.
Mepartricina + Tetraciclina (substância ativa) apresenta, além da ação direta de seus componentes, um verdadeiro sinergismo de ação entre a mepartricina e a tetraciclina, dirigido contra o Trichomonas vaginalis, permitindo assim uma erradicação mais completa deste protozoário no meio vaginal.
Mepartricina + Tetraciclina (substância ativa) age rápida e eficazmente contra o agente etiológico e sobre os vários sintomas clínicos (ardor, prurido, leucorréia, etc.), que quase sempre acompanham as inflamações vaginais de etiologia micótica, protozoária e bacteriana.
Cuidados de Armazenamento do Tricangine A
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características do medicamento
Tricangine A é um creme amarelo pardo, homogêneo e sem grumos.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Tricangine A
MS – 1.0573.0331
Farmacêutica Responsável:
Gabriela Mallmann – CRF-SP nº 30.138
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Via Dutra, km 222,2 – Guarulhos – SP
CNPJ 60.659.463/0001-91 – Indústria Brasileira
Venda sob prescrição médica.
Só pode ser vendido com retenção da receita.