A partir de certa idade, é preciso fazer exames de rotina e visitar regularmente um clínico geral para averiguar as condições de saúde.
A maioria das pessoas se preocupa em fazer esse acompanhamento, mas se esquecem de algo importante que homens e mulheres também devem considerar: verificar a necessidade de vacinas para adultos.
Quais as principais vacinas para adultos?
Normalmente, todos se lembram das vacinas para crianças, mas elas devem ser tomadas também na idade adulta — para complementar doses já aplicadas, evitar a transmissão de doenças e envelhecer com saúde.
Acompanhe a leitura e confira as principais vacinas:
Hepatite A e B
A hepatite é uma doença viral que ataca o fígado, sendo que a hepatite B pode causar cirrose e câncer de fígado. Por se tratar de doença contagiosa, a vacinação é, literalmente, o melhor remédio.
Os efeitos dessa doença podem ser crônicos, comprometendo permanentemente a saúde da pessoa infectada.
Existem vacinas específicas para hepatite A e hepatite B, mas vamos abordar aqui a vacina dupla, pois adultos que não foram imunizados na infância podem fazê-lo em 3 doses — com intervalos de 1 e 6 meses após a primeira aplicação.
Um exame de sangue pode detectar a presença do vírus da hepatite — e quanto mais cedo a doença for diagnosticada é melhor para diminuir as chances de complicações.
Vacina tríplice viral
Essa vacina, como o nome diz, previne o organismo contra três doenças graves: sarampo, caxumba e rubéola. Essas doenças não são particularidades das crianças, e podem ser ainda mais perigosas se manifestadas em pessoas adultas.
No caso da rubéola, por exemplo, as mulheres, em especial, podem sofrer com as consequências e devem se vacinar preventivamente.
Como a vacina tríplice protege contra as três doenças, não dá para protelar. Ela está disponível nas redes pública e privada. Portanto, é necessário conferir o calendário de vacinação.
Lembrando que mulheres grávidas e pessoas com baixa imunidade necessitam avaliação médica para tomar esta vacina.
Vacina tríplice bacteriana
A difteria — incômoda doença respiratória com sintomas como tosse, dificuldades para respirar, dor de garganta e febre —, bem como a coqueluche e o tétano são combatidos preventivamente pela vacina tríplice.
Novamente, se engana quem pensa que essas doenças acometem apenas crianças. Adultos também correm esse risco. Por isso, além da vacinação na infância, um reforço deve ser administrado a cada 10 anos.
A rede pública oferece a vacina dupla, que contempla somente difteria e tétano, o dr.consulta e redes privada possibilita a vacina tríplice.
Cuidar de sua saúde é, acima de tudo, cuidar da família. Sua dedicação e trabalho farão falta, em caso de uma doença inesperada.
Confira sua caderneta de vacinação, veja as doses pendentes e comece a se planejar para uma vida mais saudável.