Bula do Valerinati
Doses abusivas ou uso prolongado, podem resultar em: agitação, cefaléia, dispepsias, vertigem, alterações na visão e audição, excitação mental, delírio, reações alérgicas cutâneas, alucinações, torpor, convulsões, morte por parada respiratória; o uso contínuo pode induzir ao chamado ‘valerianismo’, um estado emocional instável.
A essência é eliminada pelos rins, podendo a urina adquirir o cheiro característico da valeriana.
Como usar o Valerinati
Infusão ou decocção:
– 5 a 15 g de raiz fresca (ou 5 g de raiz seca) por litro de água. Tomar 50 a 200 ml por dia;
– vinho: macerar por 8 dias 25 g de raiz em 1 litro de vinho branco. Coar e tomar 1 cálice 3 vezes ao dia: depressão;
– pó das raízes: 0,3 a 1,0 g, três vezes ao dia.
– alcoolatura: 2 a 10 g por dia.
– extrato fluido em álcool 60%: 4 a 8 ml, três vezes ao dia.
Crianças: 0,20 a 0,40 g por ano de idade ao dia.
Fitocosmético: decocção da raiz.
Obs.: as raízes são arrancadas com dois anos, limpas, lavadas rapidamente (sem pelar nem raspar), cortadas e postas a secar brevemente, a 35°C no máximo.
Precauções do Valerinati
Em caso de alergia ao produto, recomenda-se descontinuar o uso.
Não ingerir doses maiores do que as recomendadas. De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento apresenta categoria de risco C.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não há evidências suficientes de que medicamentos à base de Valeriana Officinalis (substância ativa) afetem a habilidade de operar máquinas ou dirigir, mas como esses dados são insuficientes, deve-se evitar tais atividades durante o tratamento com estes medicamentos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Fonte: Bula do Paciente do Medicamento Valeriane.
Reações Adversas do Valerinati
Os efeitos adversos relatados foram raros e leves, incluindo tontura, indisposição gastrintestinal, alergias de contato, dor de cabeça e dilatação da pupila.
Com o uso em longo prazo, os seguintes sintomas podem ocorrer:
Dor de cabeça, cansaço, insônia, dilatação da pupila e desordens cardíacas.
O uso crônico de altas doses de Valeriana Officinalis (substância ativa) por muitos anos aumentou a possibilidade de ocorrência de síndrome de abstinência com a retirada abrupta do medicamento.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Fonte: Bula do Paciente do Medicamento Valeriane.
Interação Medicamentosa do Valerinati
Este medicamento pode potencializar o efeito de outros depressores do SNC. Estudos em animais mostraram que a Valeriana Officinalis (substância ativa) possui efeito aditivo quando utilizado em combinação com barbitúricos, anestésicos ou benzodiazepínicos e outros fármacos depressores do SNC. O ácido valerênico aumentou o tempo de sono induzido pelo pentobarbital [intraperitoneal (IP) em camundongo], enquanto o extrato aquoso seco alcalino aumentou o tempo de sono com o tiopental (via oral em camundongo) e o extrato etanólico prolongou a anestesia promovida por tiopental (IP em camundongo) devido a sua afinidade aos receptores barbitúricos. Devido à afinidade do extrato de Valeriana Officinalis (substância ativa) e valepotriatos com receptores de GABA e benzodiazepínicos (in vitro) e a diminuição nos efeitos causados pela retirada do diazepam por uma dose suficientemente grande de valepotriatos (IP em ratos), extratos de Valeriana Officinalis (substância ativa) contendo valepotriatos podem auxiliar na síndrome de abstinência pela retirada do uso do diazepam.
Recomenda-se evitar o uso de Valeriana Officinalis (substância ativa) juntamente com a ingestão de bebidas alcoólicas pela possível exacerbação dos efeitos sedativos.
Não foram encontrados dados na literatura consultada sobre interações de preparações de Valeriana Officinalis (substância ativa) com exames laboratoriais.
Fonte: Bula do Paciente do Medicamento Valeriane.
Interação Alimentícia do Valerinati
Não foram encontrados dados na literatura consultada sobre interações de preparações de Valeriana Officinalis (substância ativa) com alimentos.
Fonte: Bula do Paciente do Medicamento Valeriane.