Vitiligo na pele: por que acontece e como evitar?
Você, provavelmente, já ouviu falar sobre o vitiligo na pele, não é mesmo? A doença dermatológica ganhou os noticiários na década de 1990 graças ao cantor Michael Jackson, que lidava com o problema. No entanto, nos dias de hoje, ela ainda é muito pouco discutida pela população.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o vitiligo e suas causas, conhecendo também os principais tratamentos disponíveis atualmente. Boa leitura!
O que é vitiligo na pele?
O vitiligo é uma doença que causa a perda de cor da pele em forma de placas. As células responsáveis pela coloração da pele — os melanócitos — morrem ou param de funcionar, e o problema pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo o couro cabeludo e a parte interna da boca.
A síndrome não mata nem é contagiosa, apenas causa estresse e problemas psicológicos, como baixa autoestima. Aparece em pessoas de qualquer raça, sendo mais frequente entre indivíduos na faixa dos 20 anos.
Quais são as causas da doença?
As causas de sua ocorrência ainda não são conhecidas. Apenas se sabe que os melanócitos param de produzir melanina — pigmento que dá coloração à pele, cabelo e cor dos olhos — ou morrem.
Pessoas que já têm familiares com a doença e estão na faixa de 10-30 anos correm mais risco de ter vitiligo, assim como pessoas negras. Indivíduos que já possuem doenças autoimunes, como o diabetes tipo 1 e a tireoidite de Hashimoto, também estão mais propensos a desenvolver o problema.
No entanto, alguns fatores podem contribuir, como:
- desordem autoimune, que faz o sistema imunológico ver os melanócitos como corpo estranho, eliminando-os;
- eventos estressantes;
- alterações neurológicas;
- exposição a produtos químicos;
- vírus;
- hereditariedade;
- dano à pele causado por cortes ou queimadura pelo sol.
Como é feito o diagnóstico e quais são os tratamentos?
Diagnóstico
Para diagnosticar o problema, o médico deve conhecer o histórico médico do paciente e fazer exames de sangue para eliminar outras doenças, como psoríase ou dermatite.
Uma biópsia da área afetada também é feita, para concluir que não há melanócitos e confirmar o vitiligo.
Tratamento
Há vários cursos de tratamentos disponíveis, embora nenhum deles possa parar definitivamente o progresso da doença. O médico deve ser consultado e considerar o melhor tratamento para cada caso. Algumas vezes, mais de uma opção é utilizada ao mesmo tempo, para aumentar as chances de melhoras consideráveis.
Os tratamentos mais utilizados são:
- cremes para controle da inflamação;
- medicações que agem no sistema imunológico;
- fotoquimioterapia;
- remoção da cor restante na pele (despigmentação);
- cirurgias, como a aplicação de enxertos;
- tatuagens (micropigmentação).
Há, ainda, tratamentos que estão em processo de pesquisa e trazem muitas promessas para o futuro dos portadores da doença. Entre eles estão medicações responsáveis por estimular as células de produção de melanina ou que revertem a perda de coloração cutânea.
Como se prevenir?
Como não se tem certeza do que causa a síndrome, não há uma forma específica de prevenção. No entanto, cuidados gerais são sempre bem-vindos e podem ajudar a manter o problema bem longe. Alguns exemplos são:
- evitar o estresse;
- levar uma vida tranquila;
- cuidar da saúde mental;
- passar protetor solar diariamente;
- visitar periodicamente o dermatologista;
- verificar o histórico da doença na família;
- usar dermocosméticos especiais.
E aí, tirou todas as suas dúvidas sobre o vitiligo na pele? Caso note o surgimento de manchas cutâneas mais claras que o seu tom de pele ou tenha alguma suspeita, não deixe de procurar o médico!
Para saber mais sobre o assunto, consulte um médico que atue em dermatologia e fique sempre de olho na sua pele.
Adorei aprender sobre este assunto, com certeza vou precisar outras vezes. abraços
Está surgindo nós meus dedos das mãos manchas brancas surgiram derrepente a alguns meses tenho quarenta e oito anos é normal na minha idade.
Olá, neste caso é bom passar com uma especialidade para acompanhar o caso
Eu tenho desde nova só que eu comecei o tratamento e deixei pra lá eu tava me previnindo delas para não dá mais aboque eu tenho ansiedade sou estressada de mais atoa do nada eu mudo meu humor elas tinha indo embora só que agr elas voltaram deu uma na minha mão e no meu pulso e vou voltar a fazer o tratamento novamente tenho 20 anos ….??
Eu tenho manchas no meu braço e pernas, antes eu não tinha,começou nos meus dedos depois foi se espalhando corpo inteiro, tenho que usar o creme especial?
Olá, Maria! Tudo bem? O aconselhavel seria passar com um profissional para que seja indicado o melhor tratamento para você!
Iniciei com pequenas pontas nas pernas, observei há 02 dias uma mancha maior na sobrancelha esquerda! Isso está mexendo com o meu emocional.
Já tem uns 4 meses que eu comecei com umas perca de cabelo tomei uma injeção pensando que era aquela aquela doença que ficava sem cabelo na cabeça depois o cabelo nasceu todo branco aí começou a sair na minha testa e aí começou a sair no meu braço as minhas pernas qualquer arranhãozinho que eu tenho já fica branco também aí tá se espalhando né nas partes mais assim íntima também mas tá começando agora eu tô desesperada eu preciso de uma ajuda para poder eu ter minha vida normal tô com 50 anos
Olá! O ideal e mais seguro é procurar atendimento médico especialista dermatológico para investigar os motivos do seu caso.
Texto bem claro e orientador.
Tive covid de forma violenta em fim de novembro, dezembro 2020 , janeiro 2021. Sai do hospital último dia de janeiro 2021. Paralisada e com várias sequelas. Voltei a ter domínio sobre mim e andar só agora em 2022.
Observei ainda em 2021 uma separação como uma linha branca, em minha boca no lábio superior . Este mês fui ao dermatologista, ela diagnosticou como Vitiligo por stress pós covid. Sou portadora de Tireoidite de Hashimoto desde 1990. Tenho 75 anos. Ela não me pediu exame de sangue.
Qual é o exame de sangue recomendado?
Passou uma medicação tópica em falta no mercado.
Obrigada pelo texto esclarecedor.
15/09/2022
Olá, Lindalva! Tudo bem? Poxa, que situação. Nesse caso o médico assistente ( médico que te avaliou), precisa solicitar o exame perante a conduta tomada em cima dos sintomas apresentados. O ideal é retornar na especialidade e tirar todas as dúvidas quanto exames necessários a serem feitos.
Gostaria de saber pq o meu neto fez bariátrica e parou de tomas as vitaminas que o médico passou e começou sair manchas de vidiligo nele vc pode me explicar se o motivo foi de para as vitaminas ou será o que pq não tem na família nehum caso
Olá! Alterações de pele devem ser investigadas por médico especialista (dermatologista). Somente o profissional poderá dizer quais as possíveis causas e tratamentos indicados para o caso.
excelente explicaçoes,vou amanha no derm e perguntar sobre minha tireoide se ela e hochimoto…,tenho no rost e nas maos estou tratando no verao aparece mais…cubro com base forte…alivina um pouco,porem a vaidade fala mais alto…nao tenho dor e agradeço ao SENHOR DEUS,ha tantos com doenças muito piores sofrendo com dores fortissimas.
Olá, Zeli! Que bom que você gostou! Continue sempre nos acompanhando! ?
Meu filho tem 5 anos e está com vitiligo estou muito preocupada está espalhando nos olhos e orelha queria saber se tem algum remédio pra para
Olá, Fabiana! Tudo bem? O aconselhavel é que você o leve para uma consulta, para que possa ser receitado um tratamento!
Vcs sabem de alguma dermo em Alfenas q cuida de vitiligo?
Tenho vitiligo nas mãos até aí tudo bem mas agora apareceu no lábio superior estou desesperada não consigo aceitar fui a derm e receitou um creme super caro pesquisei sobre o creme e não há indicação nenhuma para vitiligo me aj7dem por favor
Olá! Zenaide, tudo bem? Você se consultou com a dermatologista conosco? Entre em contato no 4090-1510 opção 4 para que possamos lhe ajudar!