Você sabe o que é estomatite?
Estomatite é um termo genérico para qualquer inflamação da mucosa da boca. Assim, as possíveis causas são muito diversas: vírus, bactérias, fungos, traumas, etc. Os sintomas mais comuns de estomatite são: dor, febre, mal-estar e alterações da função oral.
Veja mais: Tenho uma bola branca na garganta, e agora?
Veja mais: Dor de garganta em criança: causas, tratamento e prevenção
Estomatite é comum em crianças
A estomatite é uma doença bem comum em crianças. Manchas vermelhas que aparecem na mucosa da boca e, em alguns casos, também na garganta são as principais formas de manifestação.
Essas lesões podem se espalhar rapidamente, causando salivação excessiva, dor ao engolir ou ao comer, febre e mau hálito.
De acordo os especialistas do Ministério da Saúde, a estomatite é o resultado do primeiro contato com o vírus da herpes simples.
Como geralmente as crianças ainda não têm o seu sistema imunológico completamente desenvolvido, é muito comum que sofram com o problema.
Mas vale dizer que, apesar da estomatite ser mais comum em crianças, atinge também os adolescentes e adultos que não tiveram contato com o vírus da herpes simples. Manter a higiene das mãos e da boca é uma forma eficiente de prevenção.
Veja mais: Síndrome da mão-pé-boca: o que é?
Veja mais: Conheça 3 doenças transmitidas pelo beijo
Como é feito o tratamento?
O diagnóstico leva em conta a aparência e a localização das lesões e os sintomas relatados. Em alguns casos, pode ser necessário recorrer a exames de laboratórios para identificar o tipo do vírus ou determinar outras possíveis causas da estomatite.
O tratamento é voltado para o alívio da dor e recuperação da função oral, com uso de medicamento e recomendação de se ingerir bastante água e dar preferência para alimentos mais macios. Em geral, o problema se resolve em poucos dias.