O que um médico reumatologista pode fazer pela minha saúde?
O médico reumatologista é o profissional especializado em pesquisar, diagnosticar e tratar diversas doenças que atacam as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e, eventualmente, outros órgão internos.
Essas enfermidades, conhecidas popularmente como reumatismos, causam dor e reduzem a qualidade de vida do paciente.
Continue lendo este post para saber mais sobre a formação do reumatologista e descobrir quais problemas de saúde podem ser tratados com a ajuda desse profissional. Acompanhe!
Como é a formação do médico reumatologista?
Para se qualificar como reumatologista, o profissional precisa possuir diploma de faculdade de medicina, tendo cursado os períodos dos ciclos básico, profissional (momento em que a especialidade é escolhida) e internato.
Após essas etapas, o médico passa pela residência médica de clínica médica. Durante cerca de dois anos, o profissional recém-formado é assistido por uma equipe experiente na área até estar apto a trabalhar como clínico geral. Para ser tornar um profissional em reumatologia, o médico deverá cursar de dois a três anos de residência em reumatologia para estar apto para exercer a especialidade.
O reumatologista atua, principalmente, em consultórios particulares, hospitais, clínicas, academias e centros esportivos, além de prestar atendimento domiciliar. O profissional pode, ainda, trabalhar como pesquisador ou docente em faculdades.
Quais doenças o reumatologista trata?
Atualmente, são conhecidos mais de 100 tipos de doenças reumáticas. Essas enfermidades normalmente não são contagiosas e podem ser tratadas. Vamos conhecer algumas delas!
Artrite reumatoide
É uma doença autoimune crônica que pode afetar diversas articulações, sendo as mãos e os pulsos as regiões mais acometidas.
Os portadores dessa enfermidade podem apresentar febre, fadiga, mal-estar generalizado e anemia.
Osteoartrite
Também conhecida como artrose, essa doença é caracterizada pelo desgaste das cartilagens que recobrem as extremidades dos ossos. O comprometimento das articulações causa dor e limita a realização de movimentos.
Fibromialgia
Essa síndrome — de causas ainda desconhecidas — provoca dores generalizadas e constantes. A fibromialgia está ligada a transtornos psicológicos, como distúrbios do sono, ansiedade e depressão.
Osteoporose
Mais comum em mulheres na menopausa, essa doença é caracterizada pela fragilidade dos ossos. Ela surge quando o balanço entre as quantidades de material ósseo formado e reabsorvido estão em desequilíbrio, deixando os ossos frágeis e sujeitos a fraturas.
Gota
Essa doença é desencadeada pela produção excessiva de ácido úrico pelo organismo. A substância se acumula nas articulações, causando inchaço e inflamação.
Lúpus
É uma doença autoimune crônica que provoca lesões em diversas partes do corpo. As regiões mais afetadas são os rins, os pulmões e as articulações.
O lúpus pode causar dor, febre, manchas avermelhadas e queda de cabelo.
Tendinite
O tendão é uma estrutura fibrosa que conecta o músculo ao osso. A sua inflamação é, geralmente, causada por movimentos repetitivos e traz dor e limitação física.
Bursite
A bursa ou bolsa sinovial é um saco membranoso preenchido com líquido, que funciona como um lubrificante das articulações. A bursite tem sintomas semelhantes aos da tendinite, e as duas doenças são frequentemente confundidas.
Quando procurar o reumatologista?
As doenças reumáticas não afetam apenas os idosos, podendo atingir também as crianças e os jovens. Há alguns fatores que predispõem uma pessoa a desenvolver reumatismos:
- excesso de peso;
- herança genética;
- traumatismos;
- sedentarismo;
- distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão.
Os sintomas das doenças reumáticas incluem dificuldade para se movimentar ao acordar, dor no corpo, inchaço nas articulações e diminuição da flexibilidade. Tudo isso causa limitações em tarefas simples do dia a dia, como escovar os dentes ou pentear os cabelos.
Assim, se você apresenta alguns desses sintomas, deve procurar a ajuda de um médico reumatologista. Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor será o prognóstico. Com o tratamento adequado, é possível levar uma vida sem dor e diminuir os riscos de incapacidade física.
Este post foi útil para você? Procure por profissional que atua na área de reumatologia. Aqui no dr.consulta temos excelentes médicos para te ajudar.
Muito bem explica! De linguagem simples e clara. ??
Boa noite ! Estou com muitas dores nas articulações inchaço e com limitações , isso tudo começou logo a pois da chicunginha .
Boa Tarde! Sulimar, tudo bem? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Eu le todo o assunto e realmente é o que eu estou centido há um mês que começou essa dor intensa no joelho e punho os meus dedos direito só vive dormentes e doendo muito sem para e meu joelho esquerdo doi tanto que vou parar na emergência tô vivendo abaixo de remédios para a dor os remédios que os médicos passam e Paco Arfex Ibiprofeno Dipiroba e a dor não passa só aliviar e volta
Gostei muito do texto, esclarecedor. e hoje irei a um reumatologista, dores no ombro.
Minha irmã passou com a geriatra e ela receitou Velija 30 mg mas ela não consegue dormir, será que ela pode tomar Rivotril?
Oi, Anna! Boa Tarde, tudo bem? Nesse caso é necessário voltar ao médico para que possa ser avaliado e passado orientações melhores.
Matéria bem esclarecida. Obrigada
Sinto muita queimação na sola dos pés que médico procurar.
Há um ano atrás fui diagnosticada por exame de densitometria com osteopenia, avaliado pela ginecologista, perguntei se não estaria na hora de ser indicada para tomar cálcio ou passar por outro especialista ! A mesma disse que não !
Esta semana fiz outro checape por está com muitas dores nas articulações e fui ao ortopedista que rapidamente medicou e passou fisioterápias!
A pergunta é se a ginecologista já tivesse indicado há um ano atrás eu não iria estar neste quadro inflamatório, visto que o exame já havia respondido OSTEOPENIA???
Oi, Lúcia! Bom dia, tudo bem? Orientamos você procurar um médico para que possa ser avaliado e dado melhores orientações. Se quiser pode agendar uma consulta conosco 😉 Entre em contato com a gente no 4090-1510 ou acesse nosso site http://www.drconsulta.com
A minha mãe depois chikungunya esta com lado esquedo da cabeça inchado doendo e vermelho e esses dias só esta piorando ela tomou 6 injeção até Benzetacil fora os remédios de farmácia e nada de melhorar o que será que esta causando isso mim ajudem pofvr.
Bom dia! Cleise, tudo bom? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Operei os dois ombros com ortopedista, fiz várias sessões de fisoterapias mais as dores contínua me prejudicando em meus movimento principalmente a escapula , um rematologista seria o caso agora por as dores não passar.
Oi, Marcio! Tudo bom? Orientamos você procurar o médico que realizou a cirurgia, para que ele possa avaliar qual melhor caminho a seguir.
Oi boa tarde de tanto passar mal e fazer exames quê sempre os resultados está tudo bem fui diagnóstica da com depressão estágio pânico.fiz tratamento com psiquiatra 3 meses . maís fiquei pior.e médico encaminhou eu pró caps a médica mudou todos meus remédios.mais aínda continuo com mesmo sintomas.passando com médico ele pediu prá fazer um exame quê dectou quê eu estou com polifasi gastrocnêmio Ágora vou pegar o resultado dá ressonância.so quê eu estou com muita dor dó lado esquerdo doendo e não tô sentindo a coxa o quê pôde ser.
Olá, Viviane! Boa Tarde, tudo bom? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Olá
Boa tarde!
Minha sogra fez uma ressonância e acusou rabdomiolise.
Gostaria de saber como é o tratamento. Se faz em casa ou internada.
Obrigada
Boa Tarde! Renata, tudo bom? Orientamos levar o resultado do exame para o médico assistente, para que assim possa ser passado melhores orientações.
TENHO 87 anos sempre fui muita ativa e não dava muita importância para as dores que apareciam e quando fui consultar deu que eu estava com fibromialgia ,tomei os remédios e passei bom tempo sem dor, mas de repente minhas pernas foram fraquejando e no momento estou andando de bengala até dentro de casa. Como devo agir ? Obrigada.
Bom dia! Maria, como vai? Orientamos procurar um médico para que possa ser avaliado e dado melhores orientações para você.
Muito bom esse post, consegui tirar algumas dúvidas que eu tinha.??
[…] e o exame físico cuidadoso são fundamentais para se chegar a um diagnóstico, que é feito por um reumatologista. Após analisar a condição e descartar outras possíveis doenças, o médico realiza um exame em […]
Sinto muitas dores ao acordar ,melhora um poucõ com movimento e a noite piora doi as coxas o joelho os quadris
Tive chycugunha a uns três anos
Tem um ano e meio que estou sentindo muito fraqueza nós ombros e dificuldade realizar tarefas do dia a dia
Entrei em depressão por isso
Boa tarde, muito bom o material postado. Uma linguagem acessível a todos.
Sou portadora de AR, estou fazendo uso dos medicamentos Etanercepte e Hidróxido de cloroquina. Gostaria de saber se é necessário suspender os medicamentos para tomar a vacina contra gripe influenza?
Grata
Olá bom dia estou com muita dor nas articulações do braço direito que vai pra lombar e desce pra pernas uma dor queimando o que pode ser , faço tratamento contra ansiedade tomo o nortitripilina 75 MG tem 1 mes só que nao tá fazendo efeito pois todos os dias dói ,quando nao dói durante o dia acordo na madrugada com muita dor mim ajude por favor já nao sei mais o que fazer
Olá , tenho distonia na mão direita causados por movimento repetitivo. Fiz todos exames neorelogico tomei muito medicamentos controlados várias fisioterapias ; até ortopedista fez cirurgia achando que era túnel do carpo mais nada deu certo ! Ainda continuo procurando a cura , agora o que devo fazer ?
Já existe no mercado medicamentos para abaixar o nivel do ccp, anti-corpos,peptídeo centrulinado ciclico
Oi! O médico reumatologista trabalha com medicamentos que mexem com o sistema imunológico, se necessário.