Como identificar os sintomas da fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença crônica que tem como principais sintomas dores por todo o corpo, a patologia atualmente não tem cura.
Mesmo que a pessoa precise conviver com a doença pro resto da vida, o diagnóstico precoce traz uma grande vantagem em relação ao tratamento. Com planejamento de tratamento desde o estágio inicial, pode-se evitar complicações, trazendo uma maior qualidade de vida para o paciente.
O que causa fibromialgia?
A doença é mais comum entre mulheres de 30 a 55 anos. Homens, idosos, crianças e adolescentes também podem ter. Com causa ainda desconhecida, ao todo 3% dos brasileiros sofrem com o problema.
Embora não haja um conhecimento sobre o que provoca a fibromialgia, existem alguns fatores que podem contribuir para o aumento das dores, mesmo que não sejam causas propriamente. São eles:
- infecções virais ou fúngicas;
- doenças autoimunes;
- distúrbios do sono;
- sedentarismo;
- ansiedade e depressão;
Com quais sintomas da fibromialgia devo ficar alerta?
O principal alerta de sintomas da fibromialgia é uma dor generalizada, que afeta músculos, tendões e ligamentos, e que pode persistir por meses. A intensidade das dores pode variar de pessoa, o que pode acabar dificultando o diagnóstico do paciente.
Além da dor, esta condição também pode apresentar alguns outros sintomas:
- dormência e sensação de formigamento;
- dificuldade de se concentrar;
- fadiga muscular e cansaço generalizado;
- insônia;
- apneia do sono;
- enxaqueca e dores de cabeça;
- dor pélvica e abdominal;
- Síndrome do Intestino Irritável;
- capacidade física reduzida.
Os sintomas da fibromialgia podem evoluir para um câncer?
Não. Muitas pessoas carregam esta preocupação, mas é importante saber que a fibromialgia não evolui para câncer. O que acontece é que, devido à presença de diferentes sintomas, ela costuma levar a muito sofrimento emocional e perda de qualidade de vida.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico dos sintomas da fibromialgia não é tão simples quanto parece pois a doença se confunde com outros diagnósticos. Por isso é importante a avaliação médica para investigar outras causas possíveis para o quadro.
Não há exames laboratoriais específicos, e ela pode ser identificada durante a consulta através do exame físico de regiões musculares específicas do corpo tipicamente acometidas pela dor.
E o tratamento, como funciona?
Como já citado, a fibromialgia não tem cura, então o tratamento seria focado em amenizar as dores e controlar os outros sintomas, para assim, o paciente poder ter mais qualidade de vida.
Pensando nisso, os médicos podem prescrever medicamentos para a dor e a inflamação, bem como encaminhar para a fisioterapia. Além disso, na maioria dos casos está indicado atividades físicas regulares e psicoterapia.
A psicoterapia é importante pois é muito comum a presença de sofrimento emocional e sintomas psiquiátricos nos pacientes com fibromialgia, principalmente a depressão. O acompanhamento psicológico pode ajudar o paciente a entender melhor a doença, aprender a como lidar com o sofrimento e como amenizá-lo. A terapia também pode ajudar a lidar com pensamentos negativos que alimentam o sofrimento.
Quem sofre com fibromialgia também pode se beneficiar de uma alimentação balanceada, com o acompanhamento de um nutricionista.
Pontos de dor da Fibromialgia:
Por ser uma doença de dor crônica, os sintomas da fibromialgia pode se manifestar em diversas partes do corpo. Conheça alguns dos principais pontos de dor na fibromialgia:
– Nádegas (acima ou abaixo)
– Joelhos
– Cotovelos (lateral)
– Nuca
– Pescoço (parte de baixo)
Se você está sentindo dores, ou tem algum outro sintoma mencionado no texto, procure um profissional que atue em reumatologia. Confira a disponibilidade!
A 5 anos tenho muitas dores pelo corpo mas as mãos e os pés são os que mais me incomoda faco pilates duas vezes na semana caminhada de 1 hora em dias alternados mas tem dia que a dor fica insuportavel e tenho tomar injetavel p conseguir trabalhar.
Dor articular fibromialgia
Quero saber como cuidar das dores da frimialgia
O texto muito esclarecedor muito bom
Que bom que gostou, Oneide! Continue acompanhando nossas matérias.
Nossa sinto tanta dor no joelho, cotovelo no corpo todo,nas articulações acho quece fibromialgia.
Olá, Maria! Como vai? O ideal é procurar um atendimento médico para devida avaliação do quadro apresentado.
Convivo com a dor a muito tempo, fico dias com uma dor de cabeça insuportável, que remédio nenhum corta, dores nos braços, tornozelos, calcanhar, dentes, tenho muito formigamento nos pés e braços, dores nas articulações das mãos, uma fadiga e cansaço insuportável, tenho que tomar calmante para poder acalmar a ansiedade, quase não durmo, tenho sinto muito desconforto por ficar na cama.
Poxa, Maria! 🙁 E você já faz acompanhamento médico?
Oi, sofro com dores a muito tempo, começou no cotovelo até as mãos, hoje no corpo todo, chego a perder as forças.
Já fiz muitas fisioterapia, nada de melhorar, fico a base de remédio, mas só ameniza as dores.
Ta difícil conviver, não consigo trabalhar direito, nem dormir, meu trabalho é na área de limpeza.
Já faço acompanhamento com medico.
Oi, meu nome é Crislaine tenho 20 anos, sei exatamente como esses dores. Sofro com isso dês de mais pequena. Fui consultar com uma rematologista e ela disse que é fibrimoalgia.
Eu sofro muito com muita dor no corpo tem dias que não tenho vontade de sair da cama
Nesse momento são 00:26 não consigo dormir de tanta dor , ontem estive depressiva do nada dá uma grande tristeza ,tento me controlar ,senti várias crises profunda desse sentimento desencadeou muitas dores ,nem o pregabalina 150 mg nem o ibupropiona 300 faz efeito
Fui diagnosticada a pouco tempo, mas sinto dores a muito tempo, a médica reumatologista somente me indicou amitripilina e exercícios físicos, mas eu me recuso a usar esse medicamento eu durmo super bem, gostaria realmente saber se algum medicamento funciona?
Oi, Márcia! Como vai? O ideal é você conversar com sua médica, em questão da medicação que ela passou e sobre a sua opinião e assim juntas vocês poderão chegar em um tratamento eficaz e que seja melhor para você.
Bom dia descobri q tenho a um ano,operei a coluna convivo c dores,a todo tempo.
Tomo pregabalina q me deixa drogada.
Boa noite, sinto muita dor no braço e ombro, chega dói as mãos e não consigo levantar braço para tras nem levantar 90 grau. Isso aconteceu depois de dormir em cima do braço mas achei que ia melhorar,mas não melhorou. Será que pode ser isso? Qual especialista devo procurar? Se puder responder fico agradecida.
Oi, Adriana! Como vai? O ideal é passar por uma primeira avaliação com clinico geral, onde ele irá avaliar o quadro e se necessário te encaminhará para outra especialidade.
Tive a uns 5 anos febre reumatica tratei logo no inicio curou so que depois disso continuei com muitas dores difusas fiz todos os exames para saber se tinha ficado alguma sequela mais graças a Deus nao fiquei com nenhum tipo de sequela e as dores continuaram muita dor nas articulaçoes cabeça joelho costas e principalmente nuca dores insuportáveis varias noite perdidas de sono fiz tomografia ressonância encefalograma exames de coraçao nada diagnosticado fiz consulta com o neurologista ja com todos esses exames em mao ele constatou a fibromialgia e olha que nao é facil conviver quase que 24 horas com dor mais Deus nos da força .
Gente eu sofro muito com está tal de fibriomialgia,estou na cama até para tomar um banho sofro muito com as dores fortes, fico sem condições de andar. Só sinto vontade de morrer. Meus Deus tenha misericórdia de quem sofre.