Ícone do siteBlog dr.consulta

3 atividades físicas que previnem doenças

Cuidar da saúde é fundamental. Em tempos de pandemia, é ainda mais importante. Por conta do isolamento social, tivemos que nos manter em casa para evitar a contaminação pelo vírus da Covid-19

Muitas pessoas deixaram de se movimentar e praticar atividades físicas com mais frequência. Outras, passaram a adotar uma dieta menos balanceada, colocando em risco a própria saúde e bem-estar. 

Pensando no momento em que estamos vivendo, já que a pandemia ainda não acabou e o número de casos da Covid-19 tem aumentado, separamos 3 modalidades de exercício físico que você pode praticar dentro de casa e ainda evitar o surgimento de algumas doenças. 

Confira as nossas dicas de atividades físicas:

Dançar 

A dança é uma arte milenar, e independente dos seus diversos ritmos, quando praticada, pode ajudar (e muito!) na sua saúde física e mental. 

Movimentar o corpo através da dança tem vantagens poderosas no controle de distúrbios psicológicos como, por exemplo, o transtorno de ansiedade generalizada e o estresse. Quando você está dançando, a sua atenção deixa de estar no problema que te levou à ansiedade e ao estresse, para focar na atividade que você está praticando no momento. 

Além disso, no aspecto físico, a dança também pode aumentar a sua elasticidade e capacidade de movimento, podendo diminuir a intensidade das dores de cabeça e dores musculares, contribuindo até para a prevenção da artrite e artrose

Pular Corda 

Essa também é uma atividade física antiga, mas que pode ser resgatada para o período de pandemia. Pular corda, assim como a bicicleta e a esteira, é um exercício aeróbico que provoca perda de calorias, prevenindo doenças cardiovasculares como, por exemplo, a obesidade, o colesterol alto, a hipertensão e a diabetes. 

Além do mais, pular corda também fortalece os ossos e a musculatura das coxas, pernas e panturrilha. 

Flexão

Assim como pular corda fortalece as coxas e as pernas, a flexão tem o poder de fortalecer os ossos e os músculos dos braços, ombros e peitoral. A sua prática ajuda a prevenir doenças reumáticas, que podem acometer ossos, juntas, cartilagens, tendões e ligamentos. 

Para praticar a flexão, é preciso alguns cuidados: seus braços devem se manter alinhados com o seu peitoral de uma forma que os seus cotovelos dobrem cerca de 90 graus. Veja na imagem abaixo: 

Fique atento à saúde do seu corpo e mantenha uma rotina de atividades físicas mesmo sem sair de casa. Uma ótima dica é acompanhar vídeos no Youtube de profissionais ensinando como praticar as atividades com segurança. Não deixe para depois! 

Sair da versão mobile