Desde a adolescência algumas pessoas podem ter coceira nos seios e esse incômodo pode acompanhá-las até a fase adulta.
Ter uma coceirinha aqui, outra ali não é tão incomum, mas a sensação força a criação de um hábito e causa machucados, é preciso buscar um diagnóstico.
Entenda o que essa coceira pode indicar e o que fazer para não aumentar o seu grau.
Parece só uma coceira nos seios, mas pode não ser
Para além do ressecamento da pele, essa condição pode sinalizar outros quadros clínicos como:
- dermatite atópica;
- infecção por fungos;
- mastite;
- câncer de mama inflamatório;
- doença de Paget.
1 – Dermatite atópica
Essa área é revestida por um tecido chamado tecido mamário e, portanto, pode ter reações alérgicas. A dermatite atópica pode ser provocada por contato com substâncias alérgicas, mudanças na temperatura ou estresse, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Normalmente, é também chamada de eczema e pode deixar a pele mais áspera e com aspecto de inflamação. É importante que seja avaliada e tratada por um profissional para evitar a progressão para lesões graves.
Vale lembrar que os seios podem de desenvolver em pessoas de ambos sexos, nos homens, esse aumento das mamas é chamado de ginecomastia.
2 – Infecção por fungos
As infecções por fungos se formam, geralmente, nas áreas mais quentes dos seios, causando vermelhidão, irritação e coceira.
Esse tipo de infecção pode estar presente tanto nos mamilos e aréolas quanto nas dobras de pele dos seios, por causa da umidade e calor.
3 – Mastite
Ocorre, mais frequentemente, em mulheres que estão na fase de amamentação, por causa da pega incorreta do bebê, que pode provocar inflamação nos dutos mamários.
Ou seja, a sucção errada pode causar rachaduras na pele dos mamilos, o que se torna um canal de entrada para bactérias. Pode provocar desde coceira até febre.
4 – Câncer de mama inflamatório
Essa é uma forma rara de câncer de mama, mas que tem avanço rápido e pode tornar a pele da mama inchada, dolorida, avermelhada e provocar coceira.
Os sintomas, no entanto, não indicam que a pessoa necessariamente tem a doença. O ideal é sempre buscar diagnóstico médico.
5 – Doença de Paget
Trata-se de outro tipo raro de câncer, que afeta a pele do mamilo e a aréola, provocando coceira. Além disso, em um segundo momento, pode haver achatamento e secreção nos mamilos, vermelhidão e descamação.
Pessoas com esse quadro também podem desenvolver tumores nos seios, como o carcinoma ductal.
Quando devo me preocupar? Quais especialistas procurar?
Se a coceira nos seios for frequente e acompanhada de outros sintomas como maior sensibilidade na mama ou no “bico dos seios” e vermelhidão, podem sinalizar algo além de uma simples alergia.
Para ter um diagnóstico mais eficiente você pode procurar por um clínico geral. Dependendo da investigação inicial, esse profissional poderá indicar a consulta com um especialista.
Então, pode ser que você faça exames complementares com um ginecologista, mastologista ou dermatologista.
Agora com a assinatura do Cartão dr.consulta você tem consultas presenciais ou online a partir de R$ 59,00 e descontos em exames, procedimentos odontológicos e em medicamentos nos parceiros. Conheça todas as vantagens e assine:
O que evitar?
Essas são dicas básicas do que não fazer para evitar aumentar a coceira nos seios ou irritar ainda mais a pele:
- Por se tratar de uma área mais sensível, é preciso evitar coçar ou esfregar as mãos com muita força;
- Não use pomadas ou qualquer creme hidratante sem recomendação médica;
- Use lingeries e peças íntimas sempre limpas e troque com frequência. Dê preferência para peças de algodão.
Os cuidados com a mama e com a sua saúde em geral devem ser prioridade. Não adie diagnósticos e faça consultas preventivas.
Fontes: