Muito comum as pacientes terem vergonha de perguntar algumas coisas aos seus ginecologistas. Conversamos com a Dra. Carolina Vicente Banzoli e ela reuniu as 10 dúvidas mais comuns entre as mulheres! Confira!
10 dúvidas que que você deve perguntar ao ginecologista
1 – Dói para ter relação sexual?
É muito comum e normal, nas primeiras relações sexuais a mulher não gostar do sexo. Isso porque no início a relação causa dor e desconforto e a mesma não sente prazer, por mais que o parceiro seja carinhoso e delicado.
Acontece, que assim como andar de bicicleta, caímos no começo, o início da prática sexual leva tempo para que seja gostoso para a mulher. Costumo brincar com as pacientes que no começo pensamos, “nossa, nunca mais vou fazer sexo!!! Dói muito!!! Como as pessoas gostam de fazer isso?” – Geralmente nessa hora, elas concordam e dão risada, mas é assim mesmo. Leva um tempo, mas depois vai ficar bom também.
A vagina é um órgão elástico, e ela está se acostumando com a entrada de um órgão.
2 – Porque a vontade de transar pode diminuir?
Essa é uma dúvida frequente em mulheres que estão na transição menopausal ou até mesmo as que já estão na menopausa. Com o avançar da idade e com a falência da função hormonal, há uma queda dos hormônios sexuais femininos e masculinos, assim é natural que a vontade de fazer sexo diminua.
Esse tema gera grande ansiedade e problemas no casal, porque geralmente o parceiro começa a cobrar a esposa em relação a sexo, e sente que a parceira não o ama mais. Sempre que este tema surge na consulta (e surge com muita frequência) tento explicar que trata-se de um mecanismo natural, e que deve haver muita conversa entre o casal, para que o parceiro possa compreender a fase que a companheira está passando, e que não trata-se de falta de amor.
Muitos maridos chegam a insinuar que a mulher tem outro relacionamento. A falta de libido tem como ser tratada, não precisa ser um tabu. É uma queixa frequente, e pode sim afetar mulheres mais jovens e é um tema que muitas tem vergonha de abordar.
3 – Vagina seca é normal?
Muitas vezes a paciente não comenta, e sempre precisamos perguntar. A mulher menopausada pode sentir a vagina seca e consequentemente irá sentir dor durante a relação sexual, por falta de lubrificação, apesar de estar excitada.
Como o corpo passa a demorar mais para responder aos estímulos sexuais a penetração na vagina seca, causa muita dor, e acaba tornando-se um círculo vicioso, a paciente está seca, com diminuição da vontade, tem a relação, sente dor, diminui mais ainda a vontade de repetir o ato.
Geralmente melhoramos a lubrificação vaginal com uso de cremes hidratantes, gel à base de água e até mesmo hormônio local.
4 – Posso fazer sexo oral? E anal?
Não há contraindicação, desde que a paciente sinta-se bem em pratica-los, e lembrando da importância do uso da camisinha para prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
5 – Sou obrigada a ter relação sexual?
Muitas mulheres sentem-se obrigadas a ter relação com seus maridos, mesmo sem vontade. No casamento não existe essa obrigação.
Sexo é algo bom, saudável e deve ser prazeroso para ambos e não uma imposição. Até porque para todas essas queixas citadas acima, existem tratamentos, porém é necessário ter uma boa relação com o parceiro. Afinal, pode acontecer do príncipe virar sapo, e não existe remédio que faça isso mudar.
6 – Dra. nunca tive orgasmo? Como é? Sou normal?
O orgasmo é uma sensação de prazer, bem estar, que ocorre após a liberação da tensão ou excitação sexual. Ocorre tanto no plano físico como mental.
É algo difícil de descrever, já que é muito particular de cada pessoa. A mulher pode sentir uma onda quente que sobe sobre a coluna, sensação de relaxamento. Muitas mulheres não sabem se o prazer que elas sentem no momento da relação sexual é o orgasmo.
Muitas acreditam não ter orgasmo, pois ficam esperando a cena de filme em que a atriz fica girando no carrossel ou a nave espacial entrando em órbita.
Algumas acreditam que tenham que ter vontade de gritar, ou fazer caras e bocas. Mas na realidade, como já citado acima, orgasmo é uma sensação de prazer, que varia de forma e intensidade de pessoa a pessoa.
7 – Masturbação, posso? Devo?
Sim, pode. Deve sim se masturbar, afinal assim que você irá descobrir como sente prazer e depois reproduzir isso com o parceiro e o conduzindo, o ensinando o que você gosta e como quer. Então sim, masturbe-se à vontade.
8 – Grávida pode transar?
Sim, grávida pode transar, caso não tenha nenhuma contraindicação. Pode e deve. O sexo não machuca o bebê, que está bem protegido dentro do útero.
9 – O que é vulva?
Vulva é o órgão genital externo, composto por grandes e pequenos lábios, monte de vênus. É a região onde fica os pelos, é toda a parte externa. A vulva (também conhecida como a porta do corpo) protege a vagina, que é um canal que liga a vulva ao útero.
10 – Temos 3 “buracos”?
Sim. O primeiro é a uretra, abertura por onde sai a urina. Logo abaixo está a entrada da vagina, canal por onde se exterioriza a menstruação e por onde o bebê sai no parto normal. Abaixo desta fica o ânus, por onde saem as fezes.
Essas são algumas das perguntas que as pacientes mais tem vergonha de perguntar, mas lembre-se, não precisa ter vergonha do seu médico, se você não perguntar, não tem como ele te ajudar.