O que é fibrilação?
A fibrilação faz o coração bater de forma irregular, prejudicando a circulação do sangue
A fibrilação é um tipo comum de arritmia cardíaca. Quando acontece, altera o mecanismo de batimentos cardíacos, fazendo com que os átrios do coração se contraiam de forma irregular, passando a tremular, a fibrilar.
O resultado disso é que o sangue não é bombeado de forma adequada pelo corpo, causando sintomas como fraqueza, fadiga, arritmias, dor no peito, falta de ar, dificuldade para se exercitar e até desmaio.
Em geral, a pressão fica mais baixa quando esses episódios acontecem.
A fibrilação pode ser de três tipos: paroxística (quando dura de poucos segundos a alguns dias e para sozinha), persistente (não para espontaneamente, mas pode ser interrompida com tratamento médico) e permanente (acontece com frequência, mas não precisa ser revertida).
Até uma pessoa com coração normal pode ter fibrilação, mas em geral é uma condição associada a quem nasceu com alguma anormalidade cardíaca ou teve a estrutura do coração danificada por um infarto.
Ainda assim, existem algumas condições que aumentam o risco de se desenvolver fibrilação.
As mais comuns são o avanço da idade, presença de problemas cardíacos, hipertensão, problemas de tireoide, apneia do sono, insuficiência renal, doença pulmonar, síndrome metabólica, diabetes, obesidade, consumo excessivo de álcool e herança familiar do problema.
Você consegue saber se sofre com fibrilação em consulta, onde o médico percebe o coração batendo mais rápido ao ouvi-lo com um estetoscópio. O pulso acelerado e/ou irregular também pode ser um indício.
Outros exames mais específicos podem ser solicitados para que o diagnóstico seja concluído corretamente.
Lembrando: a fibrilação não tratada pode trazer risco de morte súbita. Então, não adie suas consultas!
[more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de cardiologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/cardiologista”]