Ícone do siteBlog dr.consulta

9 perguntas e respostas sobre sarampo

Back of little boy affected by urticaria isolated on white background.

Saiba como ocorre a transmissão e como deve ser a vacinação para adultos e crianças

O sarampo está circulando por aqui desde dezembro de 2017 e até agora já colocou pelo menos três estados em situação de alerta. O ressurgimento do vírus, que não era registrado desde 2015, deixou muita gente com dúvidas, especialmente com relação à vacina. A seguir, vamos tirar algumas dúvidas sobre essa doença altamente contagiosa.

Veja mais: O sarampo é perigoso e deve ser prevenido com vacinação
Veja mais: Sarampo: saiba como proteger seus filhos

1. Como acontece o contágio da doença?
É muito fácil. O sarampo é transmitido pelo ar, por gotículas que são eliminadas até pela respiração de quem está contaminado. Só para ter ideia de como isso é grave, uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 15 a 20 pessoas em um mesmo ambiente.

2. Quais são os principais sintomas do sarampo?
Os principais são febre e pele avermelhada, conhecida como exantema. Também podem ser apresentados coriza (nariz escorrendo) e conjuntivite. Além de sinais e sintomas clínicos, um exame laboratorial que pode confirmar a doença.

3. Existe risco de morte?
Infelizmente, sim. Principalmente no caso de crianças desnutridas, imunossuprimidos e crianças abaixo de um ano, o sarampo é potencialmente perigoso e pode matar.

Veja mais: Imunização: a melhor forma de prevenir doenças
Veja mais: Vacinação em dia também é um benefício coletivo

4. Todo mundo deve tomar a vacina?
Não. Teoricamente qualquer pessoa que foi vacinada a partir do primeiro ano de vida no esquema de duas doses com intervalo mínimo de 30 dias entre elas não precisa de uma nova vacina.

5. Não me lembro se tomei a vacina contra o sarampo no passado. E agora?
Agora, por garantia, você precisa se vacinar. Com exceção de quem possui comprovação de que se protegeu adequadamente com as duas doses, o indicado é voltar ao posto de saúde para um reforço.

6. Já tive sarampo na infância. Preciso me vacinar?
Não. Quem já foi infectado com o vírus do sarampo não precisa tomar a vacina, porque a imunidade decorrente da doença persiste para o resto da vida. Mas isso só vale se você, de fato, recebeu o diagnóstico de sarampo.

Veja mais: Caxumba é mais grave em adultos?
Veja mais: Tudo sobre hepatite B

7. Como é a vacinação para adultos?
Pessoas com até 29 anos podem tomar a versão tríplice viral (que protege ainda contra caxumba e rubéola) em duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Dos 30 aos 49 anos, a vacina é aplicada em uma dose só – exceto para profissionais de saúde, que devem receber duas doses.

8. Como é a vacinação para crianças?
A 1ª dose da vacina tríplice viral deve ser dada aos 12 meses de idade. Aos 15 meses, deve ser dada a 2ª dose da tríplice viral + a vacina contra varicela. Esse esquema de vacinação de rotina deve ser mantido independentemente da situação de surto ativo do sarampo no país.

9. O que se pode fazer para evitar o sarampo?
Além de atualizar a vacinação, é importante seguir medidas como lavar as mãos regularmente, proteger o espirro com a mão e evitar locais aglomerados. Lembrando que quem recebe o diagnóstico da doença deve ficar em isolamento domiciliar para evitar a contaminação de outras pessoas.

FONTES:
Ministério da Saúde
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-08/ministerio-da-saude-tira-duvidas-sobre-transmissao-do-sarampo

http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-08/sarampo-ministerio-recomenda-vacinacao-de-criancas-que-vao-viajar

http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45650-sarampo-criancas-que-se-deslocarem-para-municipios-em-situacao-de-risco-devem-ser-vacinadas

Sair da versão mobile