A importância dos exames de mamografia e ultrassonografia
Durante a vida, é indicado que as mulheres realizem diversos tipos de exames preventivos, incluindo o hemograma completo, a densitometria óssea e o papanicolau, por exemplo.
Para este artigo, devido a campanha de Outubro Rosa, selecionamos dois exames importantes na detecção de doenças ginecológicas para falar sobre. São eles: a mamografia e a ultrassonografia.
Saiba mais sobre cada um dos exames e, em caso de dúvidas, procure um dos nossos ginecologistas.
Mamografia: o que é, importância e como funciona
A mamografia é um exame de imagem capaz de detectar precocemente o câncer de mama, antes mesmo da paciente apresentar sintomas.
Atualmente, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença ocupa o primeiro lugar em número de casos entre as mulheres brasileiras.
Com o diagnóstico precoce do câncer, as chances de sucesso no tratamento são maiores, por isso, é recomendado que a mamografia seja feita anualmente a partir de uma certa idade.
Em geral, os médicos indicam que a realização do exame seja obrigatória a partir dos 40 anos. Porém, essa referência pode variar por razões individuais ou médicas. Mulheres que apresentam histórico de câncer mamário na família, por exemplo, necessitam de um acompanhamento desde a juventude.
Como é feito o exame? Necessita de preparo?
A mamografia é feita por meio de um mamógrafo capaz de detectar calcificações, nódulos e tumores, sejam eles benignos ou malignos. É um exame de alta resolução, que fornece imagens detalhadas sobre a saúde dos seios.
Para realizar o exame é preciso apenas que a paciente vista-se de forma confortável e leve, e que não faça uso de desodorantes, talcos e perfumes nas proximidades da mama antes do procedimento.
O exame é feito com a mulher em pé e com os seios posicionados entre as duas placas do mamógrafo. Geralmente, o procedimento é indolor e dura cerca de 20 minutos.
Ultrassonografia: o que é, importância e como funciona
A ultrassonografia, ou ultrassom, é um exame de imagem prático, indolor e sem nenhum efeito colateral, que pode identificar irregularidades em diversas partes do corpo. Para a detecção de doenças ginecológicas, é comum que o ultrassom seja feito nas mamas e na pelve.
O ultrassom das mamas é capaz de avaliar nódulos e assimetrias nos seios e pode funcionar como um complemento à mamografia. Já o ultrassom transvaginal pélvico é feito para avaliar os órgãos internos femininos, como útero, ovários e as trompas.
Como é feito o exame? Necessita de preparo?
O exame de ultrassom é feito com a paciente deitada em uma maca. Um gel lubrificante é aplicado na região a ser observada e na qual o transdutor (aparelho do ultrassom) será manipulado.
A função do transdutor é captar ondas sonoras por meio do contato com a pele, formando imagens possíveis de serem analisadas pelo médico.
Geralmente, o exame dura cerca de 30 minutos e não há uma recomendação certa de idade para a sua realização. A ultrassonografia é solicitada de acordo com a necessidade médica.
O dr.consulta disponibiliza a realização de ambos os exames para você cuidar da sua saúde. Agende pelo site, app ou ligue: 4090-1510, como preferir!
Quer saber mais sobre o outubro rosa? Então acesse nosso conteúdo “O que é o outubro rosa e como essa data pode te ajudar?” para responder todas as suas perguntas sobre esse assunto.