Confira a lista e deixe sua alimentação mais saudável
A alimentação, como já sabemos, tem um grande papel de influência na saúde e qualidade de vida das pessoas. Dependendo da dieta realizada no dia a dia, os alimentos podem ser um fator de risco para doenças crônicas, bem como ajudarem na sua prevenção.
De uns anos para cá, um dos assuntos que ganhou espaço nas pesquisas é o papel da alimentação diante dos processos inflamatórios ou anti-inflamatórios do organismo. Estudos comprovam que alguns alimentos podem desencadear uma inflamação de baixo grau no corpo que, por sua vez, aumenta os riscos de doenças graves.
Veja mais: https://drconsulta.com/conteudo/2017/08/28/qual-o-beneficio-de-uma-alimentacao-saudavel/
Como acontece a inflamação de baixo grau do corpo?
O tecido adiposo é um órgão do nosso corpo responsável pelo armazenamento de energia. Ele produz as adipocitocinas, que controlam diversas funções fisiológicas, como a ingestão alimentar, a sensibilidade à insulina e a proteção vascular, por exemplo. É ele também que libera os marcadores inflamatórios no sangue, que ajudam na identificação das infecções.
A inflamação de baixo grau acontece quando os tecidos adiposos do nosso corpo começam a liberar medidores inflamatórios em excesso sem a presença de uma infecção causada por um agente externo (traumas, lesões e outros organismos, que causam as inflamações de alto grau). E ela não possui sintomas de alerta e pode perdurar em nosso corpo por anos.
Estudos comprovam que os marcadores inflamatórios se encontram em maiores índices após as refeições e, principalmente, em pessoas obesas e diabéticas. Isso porque algumas substâncias ingeridas, ao atingirem o sangue, são confundidas com invasores (bactérias, por exemplo) pelo nosso corpo, que dá início ao processo inflamatório.
Esse processo, por sua vez, ainda se relaciona com o desenvolvimento de outras doenças crônicas, como o câncer – uma pesquisa recente publicada no JAMA cita em especial o câncer de colorretal – e a síndrome metabólica.
Quais alimentos causam inflamação do corpo?
- alimentos ricos em farinha;
- alimentos ricos em carboidratos, por aumentarem os níveis de glicose no sangue;
- alimentos ricos em açúcar refinado, como doces, refrigerantes e bolachas;
- alimentos ricos em gordura, principalmente as saturadas (carnes vermelhas) e as trans (alimentos industrializados);
- carnes ultraprocessadas/embutidas;
- fFrituras no geral, pois são banhadas em óleos e gorduras;
- febidas alcoólicas em excesso.
Veja mais: https://drconsulta.com/conteudo/2018/12/13/alimentos-que-devem-ser-evitados-sempre-que-possivel/
Procure a ajuda de um nutricionista caso você esteja pensando em mudar seus hábitos alimentares. E confira algumas dicas para melhorar a sua alimentação neste artigo!
FONTES:
Dietary factors and low-grade inflammation in relation to overweight and obesity
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22133051
Low-grade inflammation, diet composition and health: current research evidence and its translation