Alimentos que devem ser evitados sempre que possível
Saiba como eles podem ser prejudiciais a sua saúde
Os hábitos alimentares da população brasileira, e mesmo da população mundial, mudaram muito nas últimas décadas e, infelizmente, impactaram negativamente nos quadros de saúde. Segundo o Ministério da Saúde após pesquisa do VIGITEL, a obesidade e o sobrepeso são problemas que cresceram 60% em dez anos.
Uma alimentação saudável é de extrema importância para a saúde física e mental, muito além da estética. Por isso, existem alguns hábitos considerados “vilões” nesse cenário e que precisam ser corrigidos sempre que possível.
XX tipos de alimentos que devem ser evitados
1 – Alimentos processado e ultraprocessados
A definição literal de um alimento processado é “modificado do seu estado original (animal, vegetal, etc) por várias formas de processamento”, com a adição de sal, açúcar, óleo e/ou outras substâncias. São praticamente todos os alimentos que você encontra em latas e pacotes no supermercado.
Por mais que eles pareçam mais atrativos ao paladar, rápidos, baratos e práticos, e ainda a validade dure mais tempo, eles são ricos em calorias e pobre em nutrientes.
Sem contar que as substâncias podem ser tóxicas ao organismo, sendo um fator de risco para o inchaço/aumento de peso e outras doenças crônicas, como diabetes, as cardiovasculares e mesmo o câncer.
2 – Açúcares e sal
Estudos mostram que o açúcar em excesso pode causar diversas alterações no metabolismo e ele está fortemente associado ao desenvolvimento do diabetes tipo 2. As alterações nos índices glicêmicos também provocam obesidade, enxaquecas e envelhecimento da pele.
O sal em excesso, por sua vez, pela grande quantidade de sódio em sua composição, modifica o equilíbrio dos líquidos do corpo causando retenção e inchaço.
Segundo o Ministério da Saúde, esse acúmulo de água pode sobrecarregar o coração e os rins e resultar em doenças cardiovasculares e/ou renais, além da hipertensão arterial.
3 – Gorduras
As recomendações das diretrizes nutricionais brasileiras envolvem limitar a ingestão de gorduras a 15% ao dia, ou seja, apenas para a reposição de energia.
Se possível, substituir as gorduras saturadas por insaturadas e eliminar totalmente a ingestão de gorduras trans, para prevenir principalmente a obesidade, o diabetes, as dislipidemias e as doenças cardiovasculares.
4 – Farinhas
A farinhas branca refinada acaba perdendo a maior parte das vitaminas, minerais, ácidos graxos e fibras de seus componentes e causa aumento das taxas glicêmicas no sangue.
Como consequência, ela se torna um fator de risco para o aumento das triglicérides e das doenças crônicas, como obesidade e diabetes.
Para saber como seguir uma dieta balanceada e saudável, procure ajuda de um nutricionista.
FONTES:
Guia alimentar para a população brasileira, Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2008.pdf
Política nacional de alimentação e nutrição, Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf
Obrigada pelas informações.
Muitos úteis.
Olá, boa tarde! Ficamos felizes que tenha gostado 🙂
Muito obrigada pelo teu ensino. Serás sempre bem-vinda mais uma vez muito obrigada
?
Alimentação ruim e o pecado de uma forma geral é bom, agrada a alma, e é extremamente viciante, sendo assim não basta simplesmente falar do que deve ou não fazer, ou seja, do que pode ou não pode fazer. Apesar que o conhecimento é o primeiro passo, mas na minha opinião, o que faz as pessoas realmente mudar os seus abitos, 1 é passando pelo problema, causado por ela mesma ou ela pode evitar o problema, simplesmente ouvindo a correção e pondo em prática o que aprendeu, eu pelo menos já vou fazer isso, mas com a ajuda de Deus, porque tudo que se torna vício, para se libertar, porque vc se torna preso, escravo, a sua alma fica escravizada, e sendo assim só com a ajuda de Deus é que podemos nos libertar, Amém, que Deus abençoe a todos!
[…] a sua avaliação, podem ser recomendadas mudanças nos hábitos alimentares, a prática de exercícios físicos e a realização de terapia cognitiva comportamental — […]