Manter a qualidade de vida elevada na melhor idade é algo que todas as pessoas deveriam buscar com afinco. Combinar uma alimentação balanceada com atividade física para idosos é a melhor maneira de alcançar esse objetivo.
Seja dentro da academia, ao ar livre ou junto a família — com o auxílio de profissionais —, o importante é manter o corpo ativo, para uma vida melhor.
Continue a leitura e conheça os 6 exercícios mais indicados para idosos. Confira!
Atividade física para idosos: quais são as mais recomendadas?
1. Natação
Praticar natação regularmente traz benefícios relacionados à frequência cardíaca, à função respiratória e, claro, ao aumento da mobilidade.
E a atividade traz todos esses benefícios sem prejudicar as articulações nem provocar lesões de qualquer tipo, visto que ela é realizada dentro d’água — portanto, de baixo risco.
2. Caminhada
Criar o hábito de caminhar alguns minutos por dia ajuda a aumentar a disposição e o bem-estar do praticante.
Além disso, por ser uma atividade aeróbica, ajuda a gerar energia para os músculos através do trabalho com a respiração. O melhor de tudo é que você pode caminhar tanto em esteiras quanto ao ar livre.
3. Dança
Um grande estimulante social, a dança faz bem não somente ao corpo, mas também à mente, pois ajuda a combater a depressão. Além disso, é um ótimo exercício para a memória, pois o praticante deve guardar os passos e as coreografias.
O esforço físico também não fica atrás: a dança trabalha a coordenação motora e ajuda a prevenir doenças como hipertensão e osteoporose.
4. Musculação
Você não leu errado, a musculação é sim um ótimo exercício indicado para a terceira idade.
Justamente por ser adaptável, essa atividade física permite que se comece com pesos e halteres bem leves.
Dessa maneira, o praticante se sente confortável durante os exercícios e evolui aos poucos, em seu próprio tempo, trabalhando diferentes áreas do corpo e fortalecendo a musculatura e a flexibilidade corporal.
5. Hidroginástica
Por ser realizada dentro d’água, a hidroginástica faz maravilhas para o fortalecimento muscular, para o sistema cardiorrespiratório, além de ajudar a melhorar a coordenação motora.
Considerado um exercício de baixo risco, justamente por amenizar os efeitos da gravidade, ele também é perfeito para quem sofre com artrose e osteoporose.
6. Pilates
O pilates é uma atividade física democrática, pois é indicada para pessoas de todas as idades.
Aos idosos, esse método de exercício traz benefícios relacionados ao alinhamento da musculatura. Também fortalece os músculos e diminui a pressão sobre articulações, já que todo o alongamento é feito aproveitando o peso do próprio corpo.
Isso se reflete na prevenção de doenças como a diabetes, a hipertensão, e reduz o risco de obesidade.
Deu para notar que quando se trata de atividades físicas na terceira idade, as possibilidades são muitas — tanto em relação ao tipo de atividade quanto à intensidade. Até porque, cada pessoa tem suas próprias potencialidades e limitações, e isso precisa ser respeitado.
Sendo assim, o ideal é que um médico seja consultado com antecedência, para que ele possa avaliar as condições do paciente e indicar o tipo de exercício ideal de acordo com suas capacidades e necessidades.
Portanto, encontre um clínico geral para agendar sua avaliação antes de começar a realizar uma atividade física para idosos.