Excesso de trabalho, estresse, ansiedade e até aquela tristeza que bate sem motivo aparente: tudo isso tem efeitos negativos na sua saúde mental. Infelizmente, esses sentimentos são comuns na vida de muita gente. A parte boa é que atividades simples de rotina podem ajudar a virar esse jogo e ainda aumentam a sua qualidade de vida.
Veja mais: Como a Inteligência Emocional contribui para a sua saúde mental
Veja mais: Estafa mental: o cérebro realmente se cansa?
Autoconhecimento e saúde mental
De acordo com especialistas do Ministério da Saúde, o primeiro passo para cuidar da saúde mental é desenvolver o autoconhecimento. Só assim é possível mudar comportamentos que não estão fazendo bem para você. Uma boa forma de fazer isso é com terapia.
Usando estratégias específicas, um psicólogo pode levar a reflexões e questionamentos que tornam você mais consciente de si mesmo e do que está afetando sua saúde mental.
Existem outras maneiras de desenvolver o autoconhecimento sem precisar de ajuda especializada. Nesse caso, são recomendadas práticas como:
- saber identificar suas qualidades e defeitos;
- não exigir demais de você mesmo;
- ter consigo mesmo atitudes de compreensão e amor;
- praticar meditação.
Veja mais: Benefícios das amizades para a saúde
Veja mais: Massagem corporal traz benefícios para a saúde
Fique de olho no seu cardápio
Investir em refeições ricas em alimentos in natura e com poucos doces, gorduras e sal é sempre interessante. Quando se fala especificamente em saúde mental, vale apostar em nutrientes que atuam na formação de neurotransmissores.
Essas são substâncias que estão diretamente relacionadas com o humor.
Então, invista em vitamina c (frutas e vegetais), ômega-3 (peixes, linhaça), vitaminas do complexo b (presente em alimentos de origem animal), selênio (bacalhau, castanha do Brasil, nozes) e triptofano (banana, ovos, folhas verde-escuras, cereais integrais, leite).
Ainda pensando em alimentação, vale evitar o uso de álcool. De acordo com o Ministério da Saúde, substâncias psicoativas aumentam consideravelmente as chances de se desenvolver problemas de saúde mental porque são degenerativas para o cérebro. Isso também inclui outras drogas.
Veja mais: Qual o benefício de uma alimentação saudável?
Veja mais: Dicas para criar o hábito de fazer exercícios físicos
Faça exercícios e descanse
Praticar atividade física é uma excelente forma de aumentar a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e relaxamento. Isso é fundamental para amenizar os efeitos nocivos de situações ruins como estresse e ansiedade.
Mas atenção a uma dica dos especialistas: escolha uma atividade que faça você feliz. Só assim ela terá o efeito desejado na proteção à saúde mental.
Além de mexer o corpo, descansar também é fundamental para as suas emoções. De acordo com o Ministério da Saúde, um sono de má qualidade pode favorecer problemas de saúde mental.
Então, pelo menos 30 minutos antes de dormir, evite usar celular, computador ou ver televisão. Além disso, cuide para que o ambiente fique bem escuro e silencioso.
Veja mais: Acupuntura: em quais problemas de saúde ela pode ajudar?
Veja mais: Por que encarar a vida com otimismo?
Faça meditação
Trocar a correria da rotina pela calmaria, descansar mente e corpo e controlar a emoção são alguns dos benefícios da meditação. Essa é uma prática que pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer lugar e em qualquer hora do dia.
A mediação é benéfica para a saúde mental porque estimula o autoconhecimento, a concentração, reduz a depressão e a hiperatividade e ajuda a despertar campos da sua consciência que estimulam você a se cuidar mais.