O próprio Ministério da Saúde esclarece: beber água, em si, não emagrece. O que acontece é que a hidratação correta ajuda o corpo a executar reações metabólicas que promovem a perda de peso.
Isso, claro, desde que o hábito venha acompanhado de alimentação variada e equilibrada, prática regular de atividade física e outras medidas de um estilo de vida saudável. Vamos entender!
Veja mais: Conheça a importância de beber água
Veja mais: Água com limão emagrece?
5 benefícios de beber água para emagrecer
A água corresponde a mais da metade do peso de um adulto e é componente fundamental de todas as células do organismo.
Beber água ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e faz o transporte de nutrientes.
Considerando todas essas funções, pode-se dizer que beber água ajuda no emagrecimento da seguinte maneira:
1 – Mantém o apetite controlado
De acordo com estudo publicado pela revista Obesity, beber água (cerca de 250ml é o suficiente) por volta de 20 minutos antes das refeições pode estimular a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.
Se o hábito se tornar regular ao longo do dia, é possível manter o apetite controlado sempre que for comer alguma coisa.
2 – Acaba com a gula
É muito fácil confundir a sede com aquela vontade de comer alguma coisa que você não sabe o que é. Quando isso acontecer, faça o teste: beba água e espere 10 minutos.
De acordo com os especialistas, as chances de o corpo se equilibrar com a hidratação são grandes, fazendo com que a gula vá embora. E isso, no fim do dia, rende uma boa economia de calorias.
3 – Aumenta a disposição
Manter o corpo sempre hidratado ajuda a equilibrar funções como contração muscular e desempenho mental.
Por isso, beber água também é uma forma de ganhar energia (sem consumir calorias, vale dizer). Se você usar esse pique extra para fazer atividade física, ponto para o emagrecimento.
4 – Ocupa espaço de outras bebidas
Quando você beber água sempre que sentir sede, vai, facilmente, deixar de consumir bebidas que podem prejudicar o emagrecimento.
Mesmo que opte pelas versões sem açúcar, os químicos adicionados a produtos como refrigerantes, sucos e chás podem promover alterações no metabolismo que comprometem o seu objetivo. Então, vale evitar!
5 – Auxilia na digestão
Fazendo o transporte adequado de nutrientes, a água garante que o processo de digestão seja completo e o que seu corpo retire dos alimentos tudo o que precisa para funcionar bem. Esse é um processo que favorece vários processos metabólicos, inclusive a queima de gorduras e a eliminação de líquidos.
Veja mais: Saiba como emagrecer com saúde em 5 passos
Veja mais: Dietas da moda: como elas prejudicam a saúde
Como manter a hidratação em dia
As dicas são do Ministério da Saúde:
- não espere sentir sede para beber água, pois a sede já é o primeiro sinal de desidratação;
- o ideal é manter uma garrafinha d’água sempre por perto, na bolsa ou na mesa de trabalho, para consumir com frequência;
- existem alguns aplicativos para smartphone que funcionam como lembretes e podem ser configurados de acordo com os horários de cada um. Aposte neles para manter a hidratação em dia;
- também vale programar o despertador do celular para lembrar-se de beber água ao longo do dia.