O Câncer de Pele Melanoma é o tipo de tumor mais comum entre a população brasileira e um dos mais perigosos para a saúde.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 30% de todos os casos de tumores malignos no país correspondem a este tipo de câncer de pele. De acordo com dados do Instituto, há uma estimativa de 8.450 novos casos da doença em 2020 só no Brasil.
Apesar de também atingir a população negra, o melanoma costuma ser mais recorrente em pessoas brancas, e pode se manifestar por meio de sinais, pintas ou manchas em qualquer parte do corpo, na pele ou nas mucosas.
Quando diagnosticado e tratado precocemente (em seu estágio inicial), o câncer apresenta altas chances de retração, oferecendo ao paciente uma vida mais saudável e equilibrada.
Qual é a causa do Melanoma?
O melanoma é um tipo de câncer de pele que ataca os melanócitos, células produtoras da melanina, pigmento que dá cor à nossa pele.
Assim como nos demais cânceres de pele, a causa do melanoma é devido à má exposição do paciente ao sol, muitas vezes sem a proteção adequada.
Não aplicar protetor solar corretamente, não utilizar óculos de sol, chapéus ou bonés e se expor constantemente ao sol das 10h às 16h são medidas que incentivam o surgimento do tumor.
Quais são os sintomas do Melanoma?
É muito importante ficar atento a manchas, pintas ou sinais escuros, que apresentam bordas irregulares, mudanças de tamanho, variadas cores e uma possível descamação e coceira.
Como é feito o diagnóstico do Melanoma?
O diagnóstico da doença é feito por meio de uma avaliação clínica de um dermatologista. Na maioria dos casos, é solicitado um exame de dermatoscopia, que é utilizado para visualizar as camadas internas da mancha ou da pinta.
Uma biópsia também pode ser solicitada para um melhor diagnóstico.
Como é realizado o tratamento do Melanoma?
Cirurgias, radioterapias e quimioterapias são os métodos mais comuns de tratamento do melanoma. Em casos metastáticos, quando o tumor chega a se espalhar para outros órgãos, é necessário o uso de medicamentos e métodos mais complexos para prolongar a vida do paciente.
O diagnóstico precoce, assim como de qualquer outro câncer, é fundamental para que o tratamento apresente maior efetividade. Uma regra adotada internacionalmente, chamada de ‘ABCDE’, é um dos métodos mais rápidos e eficazes de notar um possível melanoma. Veja abaixo quais sinais merecem a sua atenção.
Pintas ou manchas com:
- Assimetria irregular;
- Bordas irregulares;
- Cores variadas (preta, castanha, branca, avermelhada ou azul);
- Diâmetro maior que 6 milímetros;
- Evolução, observa-se mudanças na cor, tamanho e forma dos sinais.
Fique atento aos sinais do seu corpo e agende uma consulta com um dos nossos dermatologistas, se notar alguma anormalidade.