Caroço na mama quase sempre é benigno, mas não se descuide
O aparecimento de um caroço na mama nem sempre significa que você pode estar com câncer. Um caroço pode doer ou não, ser duro e irregular, ou macio e redondo, e pode aparecer em qualquer época da vida, inclusive em homens. O tipo mais comum de caroço na mama é o fibroadenoma.
Ele é um tumor de mama sólido e não canceroso, não tão duro e com formato bem definido; não causa dor e se move facilmente sob sua pele quando tocado.
O fibroadenoma é mais comum nas mulheres entre os 20 e os 50 anos e pode crescer caso você esteja grávida, faça uso de terapia hormonal ou esteja no período menstrual. Além disso, uma lesão grave ou uma infecção no tecido mamário pode contribuir para o surgimento de um caroço na mama.
Quando um caroço pode ser um sinal de câncer ele costuma ser bem duro, indolor, firme, com formato irregular, e é mais comum nas mulheres acima dos 50 anos.
Nesses casos, ela costuma perceber também outras alterações no seio. A pele que cobre o caroço pode ficar vermelha ou com aspecto de casca de laranja; o tamanho e a forma da mama podem mudar.
Um caroço na mama em uma mulher de 65 anos, por exemplo, é mais frequentemente diagnosticado como câncer de mama do que um caroço em uma mulher com 40 anos, mas isso não quer dizer que não existam casos de câncer de mama em mulheres jovens.
Mesmo que na maioria das vezes um caroço na mama seja benigno, ele continua sendo o principal sinal de câncer de mama. Assim, é importante que as mulheres conheçam o aspecto normal dos seios e as variações que ocorrem normalmente com eles no ciclo menstrual e com a idade.
Procure um médico que atue na área de ginecologia se você notar:
- que o caroço parece bem duro, firme ou fixo;
- que ele persiste por mais de quatro a seis semanas;
- alterações na pele da mama;
- secreções nos mamilos;
- que seu mamilo é virado para dentro e normalmente não está posicionado dessa forma;
- se você sente caroços também na axila.
Quer saber mais sobre o outubro rosa? Então acesse nosso conteúdo “O que é o outubro rosa e como essa data pode te ajudar?” para responder todas as suas perguntas sobre esse assunto.