Ícone do siteBlog dr.consulta

Cisto na mama não aumenta risco de câncer

O cisto na mama ou cisto mamário é uma alteração benigna com formato arredondado que contém líquido em seu interior e é muito comum nas mulheres de todas as faixas etárias. A mulher pode ter um ou vários cistos, em uma ou em ambas as mamas, e eles podem variar de tamanho. Durante o período menstrual, o cisto pode crescer, voltando a diminuir depois que a menstruação termina.
Na maioria das vezes, ele não apresenta dor e é até difícil de ser percebido pela mulher. De forma geral, nota-se sua presença quando ele cresce, e para diagnosticá-lo com precisão o médico pode solicitar uma ultrassonografia da mama e/ou uma mamografia, a depender da faixa etária.
Um cisto na mama não traz nenhum risco à saúde, porém, há casos raros, os chamados cistos complexos, que podem ser mais perigosos. Esses cistos costumam ter dentro dele, além de líquido, um conteúdo celular.

Como tratar o cisto na mama

A grande maioria dos cistos da mama não necessita de nenhum tratamento, pois eles não aumentam o risco de câncer de mama. Se o cisto for grande e causar dor, o médico pode solicitar uma punção, um exame que é feito com uma agulha fina que retira o líquido que está dentro do cisto. Esse líquido só precisa ser examinado com mais atenção se apresentar sangue, o que é bastante raro. Vale lembrar que os cistos podem surgir várias vezes e em todos os ciclos menstruais.
Se o cisto persistir por alguns meses, ou se você sentir algo diferente com o passar do tempo, procure um médico.

Como amenizar o desconforto causado pelo cisto na mama

Caso você sinta algum incômodo, tente seguir as dicas abaixo:

Quer saber mais sobre o outubro rosa? Então acesse nosso conteúdo “O que é o outubro rosa e como essa data pode te ajudar?” para responder todas as suas perguntas sobre esse assunto.

[more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de ginecologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/ginecologista“]

Sair da versão mobile